Como Cuidar do Philodendron Pink Princess?

A linda e muito procurada Philodendron Pink Princess está no topo das listas de desejos de muitos colecionadores de plantas, e por bons motivos. Caracterizada por folhas verdes profundas, em forma de coração, com variegação rosa bolha, ela é verdadeiramente única no mundo vegetal.

A variegação da planta é estável, pois ocorre devido a processos naturais. Aprender como cuidar corretamente de sua Philodendron Pink Princess é a chave para garantir que ela mantenha sua brilhante variegação rosa.

Resumo da Philodendron Pink Princess

  • Família : Araceae
  • Tipo de planta: Perene
  • Tamanho maduro: 60-120 cm de altura e de largura
  • Exposição ao sol: Parcial
  • Tipo de solo: úmido, mas bem drenado
  • pH do solo: Ácido
  • Tempo de floração: Primavera, verão
  • Cor da flor: verde, branco
  • Área nativa: América do Sul

Como Cuidar do Philodendron Pink Princess?

Nativa da Colômbia, a Philodendron Pink Princess é um aróide tropical da família Araceae. Enquanto ela produz flores, os esporos são insignificantes em comparação com a folhagem da planta e é raro que floresçam dentro de casa.

Luz

Fornecer à sua Philodendron Pink Princess luz suficiente é o fator mais importante influenciando a quantidade de variegação que ela terá. Escolha um local que receba várias horas de luz brilhante e indireta.

Quando cultivada em ambientes internos, também pode tolerar um par de horas de luz direta, o que pode ajudar a aumentar sua variegação. Se você não tiver um local em sua casa que receba luz suficiente, é recomendável comprar uma luz de cultivo para esta planta.

Sem luz suficiente, as folhas das princesas cor-de-rosa começarão rapidamente a retornar ao verde e perderão a sua impressionante variegação.

Solo

Como um aróide, a Philodendron Pink Princess desfruta de um solo arejado e bem drenado, com alto teor de matéria orgânica.

Uma mistura de uma parte de terra de vaso padrão, uma parte de perlita e uma parte de casca de orquídea é ideal para a princesa rosa.

Rega

Deixe a metade superior do solo secar entre as regas e depois regue bem. Certifique-se de que a Philodendron Pink Princess nunca esteja sentada em solo alagado, pois são suscetíveis ao apodrecimento das raízes.

É muito mais fácil molhar demais, portanto, se você não tiver certeza se ela precisa de água, tome cuidado com o ar e espere outro dia.

Temperatura e umidade

A Philodendron Pink Princess se sai melhor em condições quentes e úmidas – embora os níveis típicos de temperatura e umidade doméstica sejam bons para estas plantas resistentes.

Idealmente, mantenha sua planta em temperaturas entre 18 a 26 graus Celsius e evite expô-la a temperaturas abaixo de 15 graus Celsius.

Fertilizante

Durante sua estação de crescimento (primavera e verão), a Philodendron Pink Princess se beneficia de uma alimentação mensal regular com um fertilizante líquido equilibrado. Pare de fertilizar sua planta no início do outono, pois ela entra em seu período de dormência.

Como Propagar a Philodendron Pink Princess

Como na maioria dos filodendros, ela pode ser facilmente propagada através de cortes de haste. Isto não só ajudará você a criar uma nova planta para compartilhar com um amigo, mas a propagação também leva a uma planta de arbusto e pode ajudar a encorajar a variegação (especialmente se as folhas de sua planta começaram a reverter).

  • Primeiro, escolha onde você vai cortar o caule de sua planta. Você vai querer que seu corte tenha de 2 a 3 folhas e 2 a 3 nós de exposição na parte inferior do corte.
  • Usando um par de tesouras ou tesouras de poda afiadas e esterilizadas, corte o caule e separe seu corte.
  • Retire as folhas inferiores de seu corte, deixando apenas 2 a 3 folhas na parte superior.
  • Reserve o corte por 12 a 24 horas para permitir que o fio de corte fique caloso.
  • Uma vez que a borda tenha calosa, coloque o corte em água e coloque-o em um local que receba luz brilhante e indireta. Assegure-se de que os nós expostos do corte estejam sempre submersos na água.
  • Dentro de 2-3 semanas você deve começar a perceber que novas raízes brotam do corte.
  • Uma vez que as raízes tenham crescido a pelo menos 2,5 cm de comprimento, o corte pode ser transferido de volta para o solo. Use uma mistura de vasos bem drenados e regue bem.

Problemas comuns

Com o devido cuidado, os Philodendron Pink Princess estão relativamente livres de problemas, exceto quanto há irrigação inadequada, umidade ou luz.

Bordas das Folhas Marrons

As bordas marrons nas folhas são geralmente resultado da falta de umidade que faz com que as folhas comecem a secar. Infelizmente, não há como reverter os danos uma vez que isso aconteceu, mas se você aumentar a umidade ao redor da planta, isso deve evitar o acastanhamento posterior.

Variegação Marrom

A última coisa que você quer ver em sua bela variegação rosa é manchas marrons, mas infelizmente isto pode acontecer se você tiver exposto sua planta à luz que é muito dura.

As delicadas manchas cor-de-rosa nas folhas são propensas a queimar sob duras condições de iluminação, resultando em grandes manchas de queimadura. Às vezes isto também pode ser resultado de uma falta de umidade, como mencionado acima.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.