Como Cuidar da Echeveria Hercules?

A Echeveria Hercules é um híbrido de uma cultivar sem nome Echeveria Pulidonis e Echeveria Elegans.

O resultado desta cruz é uma bela e grande suculência de crescimento que é ao mesmo tempo resistente e agradável ao olho. Embora Hércules seja uma planta suculenta e fácil de crescer, há algumas coisas a saber sobre esta planta.

Como Cuidar da Echeveria Hercules?

Essa Echeveria é uma suculenta com um arranjo de folhas tipo roseta. A cor é geralmente azul-cinza, mas pode mudar durante o ano todo.

As bordas das folhas são rosadas e quando a planta está estressada e/ou no inverno, o dorso das folhas também fica rosa profundo.

Crescimento e Floração

Um revestimento branco e empoeirado da farina protetora cobre todas as folhas que são grossas, curtas e pontiagudas. Elas crescem bem juntas, se a planta for exposta à luz solar suficiente.

As rosetas da Echeveria Hercules crescem em um talo baixo, perto do chão. As plantas individuais podem atingir aproximadamente 15-20cm de diâmetro e 15cm de altura em condições ideais.

Hércules forma tufos de rosetas e uma vez que uma roseta esteja madura, ela produzirá compensações no fundo. Cada filhote então produzirá seus próprios filhotes. Esta planta pode ser muito prolífica e as plantas maduras tendem a crescer a mais de 10 por ano.

Ela floresce toda primavera, cujas flores surgem em um talo alto onde se abrem flores individuais em forma de sino, amarelas.

Temperatura e Umidade

A Echeveria Hercules é uma suculenta e fácil de cultivar e pode ficar ao ar livre o ano inteiro em climas moderados sem geadas. Infelizmente, esta planta não é resistente à geada e precisará ser trazida para dentro de casa durante o inverno, quando a geada ou a neve são esperadas.

A planta sobreviverá ao ar livre se a temperatura não cair abaixo de 1 grau Celsius. A geada leve não deve ser tão suculenta, mas é provável que cause queimaduras na folhagem.

A melhor aparência é alcançada quando Hércules é cultivado em pleno sol no outono – primavera e sol da manhã – sombra da tarde durante o verão.

Durante ondas de calor de mais de 35 graus Celsius, é provável que esta planta obtenha marcas de queimaduras causadas por fortes raios UV e deve ser movida sob cobertura/ sombra/sombra abaixo de 30% de sombra durante a tarde.

Enquanto Echeveria Hércules crescerá em uma sombra brilhante ao ar livre, é improvável que produza aquelas pontas cor-de-rosa atraentes e a roseta não será muito compacta.

Vasos

Em vasos, use uma mistura suculenta e, para melhores resultados, volte a colocar em um vaso um pouco maior a cada estação de crescimento. Isto ajudará a planta a crescer até seu tamanho máximo e produzir muitas compensações.

A Echeveria Hercules também pode ser cultivada no jardim e fica particularmente fantástica nas rochas, nos jardins suculentos ou nas bordas. As plantas no solo são geralmente muito mais resistentes do que as cultivadas em vasos. Também podem ser usadas tainhas ou seixos.

Desde que uma mistura suculenta de vasos seja usada em vasos, não deve mostrar nenhum sinal adverso de excesso de água ou muita chuva. É importante que a planta receba sol suficiente e que o vaso tenha buracos, para que a água não entupa as raízes.

Rega

Se Echeveria Hércules estiver em uma estufa ou disfarçada, regue uma vez que a mistura do vaso seque. No solo não precisará ser regada com tanta frequência, desde que chova pelo menos a cada duas semanas. Durante as ondas de calor/ seca, um bom e profundo banho a cada poucos dias garantirá que a planta seja feliz e cresça bem.

A Hercules não é adequada para ser cultivada dentro de casa, a não ser para o excesso de inverno. A única vez que esta planta terá uma chance de sobreviver no interior é se ela for cultivada sob luzes de plantas ou em um solário super brilhante.

Como Propagar a Echeveria Hercules

A Echeveria Hercules pode ser propagada por filhotes, folhas e sementes. Embora a propagação por filhotes seja o método mais fácil, as folhas também têm uma taxa de ataque fantástica. Quanto às sementes, embora seja possível, pode ser difícil cultivar esta planta a partir da semente.

Como mencionado acima, ela crescerá bastante com alguns filhotes que podem ser facilmente retirados e propagados.

É fácil fazer a propagação de folhas, pois tem uma taxa de ataque muito alta e uma única folha pode produzir até 3 ou 4 rosetas.

A propagação por sementes podem não ser uma grande ideia por uma série de razões:

  • Primeiro, pode ser difícil encontrar um vendedor de sementes confiável que realmente lhe venda sementes que não tenham sido contaminadas com pólen de outras suculentas/ vender sementes que sejam viáveis.
  • Segundo, a germinação das sementes também pode não ser confiável e, terceiro, pode levar muito tempo (anos) para que uma semente cresça para uma planta de tamanho decente.

Seja qual for o método de propagação utilizado, só deve ser propagada na estação de crescimento. Isto seria primavera e verão, embora seja preciso ter cuidado para que as plantas jovens não se queimem ao sol forte do verão.

Pragas

A Echeveria Hercules é suscetível a todas as pragas suculentas usuais. Os pulgões podem atacar as flores, enquanto os insetos farinhentos podem se enterrar entre as folhas.

Para uma lista de animais que gostam de comer suculentas, você pode ler outro de nossos artigos aqui.

Toxicidade

Como a maioria das Echeveria, Echeveria Hercules não é tóxica para humanos, cães, gatos, outros animais de estimação ou gado, embora não seja recomendado o consumo desta planta como alimento.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.