Como Cuidar da Jatropha Multifida?

A Jatropha multifida é um arbusto semi-suculento com longas folhas petioladas pertencentes à família Euphorbiaceae. Ela traça sua natividade até o Caribe e o México, mas, variedades desta planta crescem no sudoeste da Ásia, África e América do Sul.

Confira:

Como Cuidar da Jatropha Multifida?

Poda

As Jatropha Multifida são plantas de baixa manutenção. Entretanto, elas semeiam frequentemente, e isto pode causar tendências invasivas na planta. A poda é essencial para controlar seu tamanho e remover o crescimento morto.

Usando uma tesoura, corte através da base da planta para remover parte da folhagem. Você pode usar a matéria morta em uma mistura de solo composto para plantas recém-propagadas. Pode-as no final do inverno ou início da primavera.

Solo

O solo ideal para Jatropha Multifida é o solo argiloso leve e bem drenado, porém se contenta com solo rochoso uma vez que suas raízes tenham sido firmemente implantadas na terra. Misturas compostas de solo com alto teor de grão serão suficientes onde os solos argilosos não estiverem disponíveis.

Luz

As flores vermelhas da planta são leves e exigentes. Idealmente, você quer que suas plantas sejam expostas ao sol pleno. Tome cuidado para não cozinhá-las ao sol escaldante durante o verão. A luz filtrada suporta o crescimento da planta, mesmo que minimamente.

Coloque seus vasos contendo-as perto de uma janela com aspecto de sudoeste para uma aparência mais completa. Quando a intensidade da luz diminui durante o inverno, o bombeiro entra em uma fase latente, e as necessidades de luz podem diminuir, embora às custas da floração vermelha.

Rega

A Jatropha Multifida é tolerante à seca quando desenvolvido. Rega duas vezes por mês com dois centímetros de água para reter sua folhagem verde e, durante o inverno, reduza a água por causa da dormência.

O excesso de água causa apodrecimento das raízes; portanto, você deve examinar suas plantas após cada sessão de rega. É vital permitir que o solo absorva a água e quase seque entre as irrigações. As folhas dilatadas indicam uma irrigação fraca.

Temperatura

A Jatropha Multifida é de clima subtropical; portanto, prospera sob temperaturas quentes. Não é tolerante à geada, e você deve trazê-la para dentro durante o inverno. Ela pode suportar temperaturas tão baixas quanto 4 graus Celsius. A temperatura ideal é de 23 graus Celsius.

Umidade

A natividade da Jatropha Multifida está em um clima subtropical; portanto, elas prosperam em um ambiente úmido. O ideal é que 60% de umidade para plantas ao ar livre e 65% para plantas de corais de interior acelerem o crescimento.

Fertilização

Os fertilizantes de uso geral melhoram o crescimento dos arbustos, não sendo a planta uma exceção. Entretanto, para um crescimento ideal, utilize um fertilizante alimentar balanceado, diluído até o dobro de sua força.

A adubação durante a primavera é saliente para dar-lhe um impulso de crescimento. Entretanto, você deve estar atento para evitar a fertilização excessiva, que pode causar folhas finas e manchas coloridas na verdura.

Como propagar a Jatropha Multifida

O cultivo de um grande jardim de Jatropha Multifida pode necessitar de propagação. As plantas semeiam durante todo o ano, exceto durante o inverno, e estas trazem novas plantas.

Entretanto, a forma mais eficaz de propagação é o uso de estacas. Usando uma tesoura, corte através do caule a partir da raiz, certifique-se de que seu corte tenha dois ou mais nós. Coloque-os no solo com o mínimo de água e fertilizante. A introdução direta ao sol acelera o crescimento de plantas recém-propagadas.

Vaso

A Jatropha Multifida é uma planta grande, e outras podem brotar no mesmo vaso. Você deve usar um vaso de 20 cm para acomodar os futuros brotos sem esgotar os nutrientes do solo.

Use vasos porosos para drenar o solo enquanto mantém umidade suficiente para o crescimento. Os vasos de terracota são ideais para a planta devido à sua capacidade de absorver o excesso de umidade do solo.

Replantio

As plantas crescem na base, e plantas mais novas podem crescer no mesmo vaso. Com o tempo, as plantas esgotam os nutrientes e apresentam um crescimento retardado.

Replante durante a primavera para obter melhores resultados.

Fonte:

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.