Como Cuidar da Coryphantha?

Um Coryphantha é um gênero de cactos globosos ou colunares de tamanho pequeno a médio nativo de partes áridas da América Central, México, Arizona, Novo México, oeste do Texas e norte para sudoeste, centro e sudeste do Montana.

Com suas 57 espécies e 20 subespécies, é um dos maiores gêneros de cactos. O nome genérico “Coryphantha” é do grego e significa “floração no topo”.

A maioria das espécies foram, em algum momento, incluídas no gênero Mammillaria. Elas diferem principalmente em que o Coryphantha floresce desde o primeiro ano de crescimento no ápice da planta, enquanto a Mammillaria não floresce de novo crescimento e, em vez disso, florescem em anéis mais abaixo da planta na maior parte do segundo ano de crescimento.

Este gênero não é nada raro no cultivo, mas as plantas muitas vezes existem sem identificação adequada. É especialmente problemático porque as Coryphanthas são bastante variáveis desde a muda até as plantas maduras em idade.

Da mesma forma, a presença de uma coluna central e néctares extraflorais são variáveis mesmo em plantas maduras. Desta forma, vários espécimes da mesma espécie podem parecer bastante diferentes com base em sua idade ou traços expressos.

Como Cuidar da Coryphantha?

Se você puder cultivar cactos e suculentos com sucesso, você provavelmente poderá cultivar Coryphanthas sem muitos problemas. Eles adoram estar em uma exposição muito brilhante, mas geralmente não para dirigir a luz do sol. O risco, especialmente durante as horas mais quentes do dia e durante o verão, é ficar queimado do sol.

A temperatura média no inverno, em geral, não deve cair abaixo de 5°C, a menos que haja exceções individuais. Plantas maduras (pelo menos dois anos de idade) podem resistir às geadas, mas somente se a temperatura subir rapidamente. Para incentivar uma melhor floração, permitir que as plantas desfrutem de um período de resfriamento no inverno e suspender a rega.

Permita que a mistura do solo fique quase seca entre as regas, depois regue bem. A drenagem imaculada é essencial, portanto nunca deixe os vasos ficarem na água. Suspenda a rega no inverno, mas de vez em quando haja névoa.

Estes cactos são muito suscetíveis ao apodrecimento e, portanto, exigem um solo bem drenado. Use uma mistura para vasos rotulada para cactos ou suculentos.

Os cactos são de crescimento lento e não precisam de muito fertilizante. Apenas um par de vezes por ano serve. Mas se você quiser fertilizar seu cacto regularmente, faça-o na primavera e no verão com um fertilizante de uso geral formulado para uso em plantas domésticas. Siga as instruções na embalagem.

Replantio

Replantar conforme necessário, de preferência durante a estação quente. Para tal, certifique-se de que o solo esteja seco antes de replantar, depois remova suavemente o vaso.

Como Propagar a Coryphantha

Os Coryphanthas são geralmente propagados por semente.

Fonte:

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.