Como Cuidar da Planta Acalypha (Acalifa)?

As plantas Acalypha (acalifa) são há muito tempo as favoritas às plantas domésticas – e por uma boa razão. Elas são resistentes, visualmente atraentes e vêm em uma variedade de formas, o que significa que você pode encontrar uma variedade adequada a qualquer estilo que você queira.

Nativas da Ásia, podem ser cultivadas o ano inteiro dentro de casa, onde se deve ter o cuidado de imitar seu ambiente tropical natural.

Seu maior desafio, uma vez atendidas suas exigências básicas, será provavelmente a natureza do acalifa em rápido crescimento e a tendência à perversidade.

Entretanto, desde que você mantenha a planta bem aparada, ela o recompensará com excelentes cores e interessantes formas de folhas.

Como Cuidar da Planta Acalypha (Acalifa)?

  • Exposição ao sol: Sol Sol total, sombra parcial
  • Tipo de solo: bem drenado
  • pH do solo: Ácido, alcalino
  • Tempo de floração: o ano todo
  • Cor da flor: Vermelha
  • Área nativa: Ásia
  • Toxicidade: Tóxico para o ser humano

Luz

As plantas Acalypha são definitivamente amantes da luz brilhante. Embora elas não necessariamente gostem dos raios fortes que o sol proporciona, elas podem tolerá-lo se aclimatadas. No interior, procurem um ponto luminoso, como uma janela voltada para o leste, que se difunda amplamente ao longo do dia.

Solo

As plantas não são particularmente exigentes quanto às condições do solo e podem prosperar em misturas que vão desde areia e argila até argila. O fator mais importante quando se trata de sua escolha do solo é selecionar uma mistura que seja de drenagem rápida para que a planta não se torne alagada.

Além disso, quanto mais rica organicamente for sua mistura de solo, mais rápido (e mais cheio) sua planta de acalifa crescerá. Quando se trata do nível de pH de seu solo, as plantas preferem misturas alcalinas ou ácidas.

Rega

Para manter seu acalypha saudável e feliz, dê-lhe um abastecimento regular de água, mesmo durante os meses de inverno. Nunca se deve permitir que as raízes e o solo da planta sequem, o que pode significar regá-la pelo menos uma vez por semana – se não depender mais do ambiente de sua casa.

Temperatura e umidade

Fiéis à sua natureza tropical, as plantas acalifa gostam de ser mantidas em condições quentes e úmidas. É importante manter sua planta longe de qualquer corrente de ar ou manchas frias em sua casa – se possível, nunca deve ser permitido mergulhar abaixo de 15 graus Celsius.

Além das temperaturas amenas, as plantas também precisam de muita umidade. Comece alojando sua planta em um quarto tipicamente úmido em sua casa, como a cozinha ou o banheiro.

A partir dali, regularmente vaporize sua planta para manter a umidade ambiente – você também pode colocar o vaso em uma bandeja de seixos com água para ajudar a aumentar a umidade abaixo da planta também.

Se você ainda estiver lutando para manter um ambiente úmido o suficiente para sua planta, você pode sempre investir em um umidificador de espaço pequeno para se manter perto dele.

Fertilizante

As plantas Acalypha apreciam doses regulares de fertilizantes ao longo de sua estação de crescimento. Uma mistura líquida é melhor, mas elas também prosperarão se forem alimentadas com um fertilizante de liberação controlada. Durante os meses de inverno, corte na alimentação ou pare completamente.

Como Propagar a Acalifa

As plantas Acalypha se propagam facilmente a partir de estacas de ponta de caule. Para melhores resultados, faça um corte na primavera, quando surgir um novo crescimento na planta.

Mergulhe a ponta cortada em um hormônio de enraizamento e plante as estacas no solo das mudas. As plantasse propagam mais facilmente com alta umidade, portanto, feche o vaso em um saco plástico e mantenha-o em um local quente e brilhante.

Quando surgir um novo crescimento, você pode remover o saco e mover a planta para seu local mais permanente.

Vaso e Replantio

O tipo de planta acalypha que você escolher ditará suas necessidades exatas de replantio, mas como regra geral, todas as plantas podem ser consideradas de crescimento rápido.

No entanto, elas também tendem a ser pernaltas, que é a principal razão para a reimplantação e poda regulares. Nos primeiros anos, talvez você queira replantar seu acalifa anualmente na primavera.

Para fazer isso, aumente um vaso a cada ano. Uma vez que a planta tenha atingido seu tamanho ideal (que pode variar dependendo de sua casa e do local onde você a mantém), você pode replantar a cada dois anos ou anualmente no mesmo tamanho de vaso e poda de raiz e podar os galhos de volta agressivamente para manter sua forma e tamanho.

A maioria das espécies acalypha pode suportar uma poda bastante agressiva (até 25% da folhagem total da planta) e ainda assim prosperar.

Variedades de Acalypha

Existem várias variedades de acalypha que são excelentes para plantas domésticas. A mais popular, Acalypha hispida é uma planta popular com flores vermelhas, em forma de garrafa, que penduram em caudas.

Para folhas interessantes, é difícil bater o Acalypha wildensiana (também conhecido como folha de cobre), que apresenta folhas grandes e enrugadas com margens de folhas interessantes.

Diversas variedades estão disponíveis, incluindo a Acalypha wildensiana ‘Goldsefiana’, que tem folhas verdes claras que são margeadas com branco.

Pragas e doenças comuns

As plantas acalifa que são secas são mais propensas à queda de folhas e pragas, assim como o declínio geral.

A planta é mais vulnerável a pragas domésticas comuns como cochonilhas e afídeos, especialmente se as plantas domésticas próximas estiverem infectadas.

Se você notar um sinal de infestação, isole a planta problemática imediatamente e trate-a com um inseticida suave ou óleo horticida como o óleo de neem.

Fonte:

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.