Como Cuidar do Cróton (Codiaeum Variegatum)?

A planta cróton (Codiaeum variegatum) tem folhagem colorida variegada e formas foliares quase ilimitadas com centenas de variedades. Elas crescem melhor ao ar livre em climas quentes e úmidos e gostam de luz e água abundante e cheia.

Seu cultivo dentro de casa pode ser um desafio para imitar suas condições ideais. Apesar de poderem atingir cerca de 2 metros de altura, mas como plantas de cultivo em vaso tendem a ser muito menores, fazendo-a uma boa planta de interior nesse aspecto.

Como Cuidar do Cróton (Codiaeum Variegatum)?

O principal desafio com o cuidado dentro de casa é manter a temperatura ideal. Se estiver muito frio, a planta começará a perder folhas. No entanto, os crótons valem bem o esforço pela explosão de cor que eles podem proporcionar em um espaço. Outros benefícios (e benefícios da planta em geral) incluem limpeza do ar, adição de umidade a um espaço e melhoria do humor e da produtividade.1

A Codiaeum variegatum pode ser plantada em qualquer época do ano, dependendo inteiramente das temperaturas que permanecem consistentemente de 21 a 26 graus Celsius dentro de casa, ao ar livre, ou em uma estufa. Tenha cuidado com o local onde você planta, pois são tóxicas para humanos e animais.

Plantio

A Codiaeum Variegatum deve ser plantada em solo solto e bem drenado. Se sua área experimentar temperaturas noturnas abaixo de 10 graus Celsius em qualquer época do ano, você terá que plantar seu cróton para trazer para dentro de casa.

Use um vaso robusto que será capaz de ancorar a planta à medida que ela ganha altura. As plantas dentro de casa normalmente devem ser colocadas pela sua janela mais brilhante.

Uma mistura de vasos de qualidade que drena eficientemente deve ser suficiente. Certifique-se de que elas estejam protegidas contra correntes de ar ao redor das janelas e portas, bem como aberturas de ar condicionado.

Luz

As plantas Codiaeum Variegatum precisam de uma boa quantidade de sol. Luz brilhante e indireta é o melhor. Algumas variedades de plantas não toleram sol não filtrado e direto, assim como outras, mas elas prosperarão sob a luz do sol. Se a planta estiver recebendo sol insuficiente, as folhas ficarão verdes.

Água

Mantenha a cróton uniformemente úmida no verão, ou seja, precisa de cerca de 2,5 cm de água por semana. Reduza a irrigação no inverno para duas semanas. Observe a planta para ver se ela precisa de mais água, como o murchamento da folhagem jovem.

Aumente a irrigação se o murchamento ocorrer de forma perceptível durante o tempo quente, mas verifique com um dedo a umidade no topo da terra antes de aumentar a água. Se ainda estiver umedecida, aguarde a rega. Borrife frequentemente durante o período de crescimento.

Solo

Um solo bem drenado e úmido que foi enriquecido com adubo é ideal. Esta planta prefere um solo rico em húmus e ácido.

Temperatura e umidade

Para Codiaeum Variegatum dentro de casa, mantenha a sala acima de 15 graus Celsius, e não exponha a planta a correntes de ar frias. A umidade, juntamente com a falta de luz brilhante, pode afetar a cor das folhas.

Mantenha o nível de umidade em 40 a 80 por cento. Se a umidade não for suficientemente alta, a planta pode deixar cair algumas de suas folhas. Se você tiver problemas para manter a umidade em sua casa neste nível, coloque um umidificador na sala ou coloque uma bandeja de umidade sob a planta e agrupe-a com outras plantas.

Fertilizante

Aplicar pelotas de liberação lenta três vezes por estação de crescimento: início da primavera, meio do verão e início do outono. Ou você pode usar um fertilizante líquido a cada dois meses durante a estação de crescimento, do início de março até o final de setembro. Como os fertilizantes variam muito de acordo com o tipo, leia as instruções da embalagem para quantidade de alimentação.

Na maioria dos casos, se você pretende se alimentar em um horário regular, você pode reduzir a quantidade da embalagem pela metade.

Então, observe a taxa de crescimento da planta durante o próximo mês; você pode ajustar e adicionar ou reduzir o fertilizante dependendo de quão vigoroso você quer que suas plantas cresçam. Pare de dar fertilizante durante os meses de inverno.

Como esta planta prefere solo ligeiramente ácido, use fertilizantes acidificantes que contenham nitrato de amônio, sulfato de amônio ou ureia com revestimento de enxofre. Sua melhor relação NPK alvo são 3-1-2 e 8-2-10 (nitrogênio-fósforo-potássio).

Poda

Estas plantas respondem bem ao corte, portanto, se sua planta de cróton se tornar pernalta, pode-a com força no início da estação de crescimento. Remova folhas e galhos insalubres ou se você quiser manter uma forma específica. Apare logo acima de um nódulo ou conjunto de folhas.

Tente não remover mais de 1/3 do caule de uma só vez. A planta voltará a crescer a partir da porção cortada. Se estiver podando uma planta de interior, mova-a para fora uma vez endurecida (gradualmente introduzida às condições externas por uma semana).

Como Propagar a Codieum Variegatum

Você pode propagar em qualquer época do ano; o fator codependente é a temperatura. Em locais tropicais onde a temperatura permanece consistentemente na faixa de 21 a 26 graus Celsius, é possível propagá-la ao ar livre durante todo o ano. Da mesma forma, é possível propagar dentro de casa ou em uma estufa se for possível manter essas temperaturas.

Os crótons não crescem bem a partir da semente, pois a planta é instável e a descendência não se assemelha ao pai. Ademais, são facilmente propagados com estacas de caule.

As estacas de caule estimulam novo crescimento e controlarão o tamanho da planta. Use um hormônio de enraizamento em suas extremidades do caule para aumentar as chances de sucesso do enraizamento.

Vaso e Replantio

Replantar um jovem crotón todos os anos na primavera ou no início do verão para as três primeiras estações de cultivo. Depois disso, só replantar quando você notar raízes crescendo fora dos buracos de drenagem ou ver raízes crescendo ao nível do solo.

Obtenha um recipiente com amplos orifícios de drenagem. Ele deve ser apenas um tamanho maior do que o recipiente atual da planta. Coloque um a dois centímetros de terra úmida à base de turfa no fundo do novo recipiente.

Retire a planta de seu antigo recipiente girando-a de seu lado e deslizando-o suavemente para fora de seu recipiente.

Coloque-a no centro do novo vaso e preencha ao redor das raízes com terra para vaso. Regue a planta e adicione terra adicional, se necessário, para trazer o nível de solo até cerca de um centímetro abaixo da borda do novo recipiente.

Problemas

A antracnose é uma infecção fúngica que às vezes é chamada de mancha foliar. Ela faz manchas de cor bronzeada nas folhas. Corte qualquer folhagem infectada e evite deixar as folhas tocarem outras plantas, pois seus esporos podem se espalhar. Se a maior parte da planta parecer afetada, trate a planta com um fungicida de jardim padrão à base de cobre.

Os insetos que gostam dessa planta incluem cochonilhas, ácaros-aranhas, insetos-escamas e tripes. Use pesticidas para remover essas pragas ou alternativas menos duras, como óleo de horticultura ou sabão inseticida. Se não for tratado, o crescimento das folhas pode ficar atrofiado, as folhas cairão e a planta pode eventualmente morrer.

Fonte:

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.