Como Cultivar o Fórmio Verde (Phormium Tenax)?

Se você está procurando uma planta esteticamente agradável, de aspecto tropical, fácil de cuidar, resistente e versátil,a fórmio verde (Phormium tenax) é a melhor escolha.

Nativa da Nova Zelândia, faz parte da família Asphodelacea, da qual existem mais de 900 espécies diferentes de plantas. Ele recebeu esse nome porque os Maoris costumavam cultivá-la para fazer uma forma de tecido de linho que era bastante semelhante ao linho, além de fazer cestas e cordas.

Ademais, as raízes eram usadas para fazer remédios naturais, o pólen da flor era usado para fazer força facial, e os velhos caules floridos eram amarrados juntos para criar jangadas.

Aparência do Fórmio Verde

O fórmio verde apresenta folhas grandes, coloridas, em forma de espada ou espada, que brotam de sua base. Sua cor da folhagem varia e pode incluir vermelho, verde, amarelo, púrpura, borgonha e castanho.

Há até variedades variadas que apresentam uma combinação de cores e acrescentam um aspecto atraente a qualquer paisagem.

Esta planta pode crescer entre 1,8e 3 metros de largura e pode atingir até 6 metros de altura, se cultivada nas condições adequadas.

Enquanto o Phormium Tenax é mais comumente cultivado por sua folhagem, a planta produz flores; no entanto, apenas plantas mais velhas e estabelecidas florescem.

Uma vez atingida a maturidade, ela cresce longos talos de flores que vão além da folhagem. As flores são em forma tubular e, dependendo da variedade da planta, ou são de cor amarela ou vermelha.

Como Cultivar o Fórmio (Phormium Tenax)?

Temperatura

Quando cultivado ao ar livre, o Phormium Tenax se sai melhor em condições quentes, com temperaturas de inverno variando entre 4 e 10 graus Celesius. Se você vive em uma região onde as temperaturas caem abaixo de 4 graus, não deixe de plantar linho neozelandês em um recipiente e traga-o para dentro de casa quando o tempo frio chegar.

Além disso, quando recém plantado, o fórmio verde não gosta de ventos fortes, portanto não deixe de plantá-lo em um local que ofereça abrigo contra os ventos até que seja estabelecido. Uma vez estabelecido, ele pode tolerar o vento.

Esta planta requer sol total até sombra parcial, portanto, ao plantar ao ar livre, certifique-se de escolher um local que ofereça tais condições de iluminação. Se você estiver plantando-a dentro de casa, o local ideal para colocá-la é em uma janela que receba luz solar do sul ou do oeste.

Solo e Replantio

O Phormium Tenax prefere um solo rico, a maioria, bem drenado, que contenha matéria orgânica. Ao crescer em um recipiente, ao invés de uma terra tradicional de vaso, opte por uma mistura orgânica. Se você estiver plantando ao ar livre, se o solo for muito compacto, misture em alguma perlita ou pedra-pomes para melhorar a drenagem.

Quando plantada em um recipiente, esta planta não requer transplante, a menos que comece a crescer mais do que o recipiente em que se encontra.

Caso o replante for necessário, é melhor fazê-lo na primavera, pouco antes do início do período de crescimento ativo, que começa em maio.

Uma dica útil: se você estiver transplantando, se quiser propagar a planta, divida os tufos mais antigos.

Rega e Fertilizante

Uma vez estabelecido, o fórmio verde é uma planta tolerante à seca; no entanto, ele requer uma quantidade saudável de água quando é plantado pela primeira vez, e até mesmo plantas estabelecidas como solo úmido nos meses de verão.

  • Para determinar quando regar a planta, insira um dedo alguns centímetros no solo; se ela se sentir seca, é hora de regar.
  • Observe, porém, que ao regar, deve-se evitar molhar a planta. Se for permitido ficar em umidade por um longo período de tempo, ela pode sofrer apodrecimento das raízes; por isso, o solo deve estar bem drenado.
  • Quando a temperatura começa a cair, ela não necessita de muita água.
  • Regar cerca de uma vez por semana é normalmente aceitável.
  • Em relação à alimentação, o linho neozelandês não requer muito; no entanto, se você quiser manter uma planta saudável, recomenda-se aplicar fertilizante líquido no solo uma vez por semana durante o período de crescimento (maio a agosto).

Poda

Esta planta não requer realmente muita manutenção e cuidados. Entretanto, os horticultores recomendam a remoção de quaisquer folhas e flores gastas para promover um crescimento saudável.

Para remover folhas e flores mortas, use um par de tesouras ou tesouras de poda afiadas e limpas e corte a base da folhagem gasta perto da planta.

Como Propagar o Phormium Tenax

Se você gostaria de cultivar novas plantas, o fórmio verde é muito fácil de propagar. A maneira mais fácil de fazer isso é através da divisão. Separe os torrões em seções menores e depois coloque cada um em seu próprio recipiente cheio de terra orgânica para vaso; certifique-se de que o recipiente oferece drenagem adequada.

Regue os tufos recém plantados e coloque-os em um local quente e ensolarado. Uma vez estabelecidas as plantas, você pode transplantá-las para novos recipientes ou para o solo.

A propagação de sementes é possível; entretanto, pode levar alguns anos para que as mudas cresçam em plantas maduras.

Doenças e Pragas

Embora o phormium tenax seja uma planta de relativamente baixa manutenção e possa prosperar em solos de baixa qualidade e seca, ele enfrenta algumas ameaças potenciais.

  • Em termos de pragas, os insetos-escamas são a maior ameaça, pois comem a folhagem e se a infestação for suficientemente severa, elas podem matar a planta.
  • Inspecione regularmente a base da planta. Se você encontrar alguma praga, tente removê-la com um spray suave ou um pano. Se estes métodos não funcionarem, você pode usar um inseticida suave, como o óleo de neem.
  • Há dois tipos de doenças que podem causar pragas. Uma é a mancha na folha, uma doença fúngica que causa manchas acastanhadas ou acinzentadas, de gemas roxas nas folhas.
  • A segunda é o vírus da folha amarela, que como o nome sugere, faz com que as folhas apresentem uma cor amarela anormal, que, se não for tratada, pode matar a planta.
  • O tratamento recomendado para a doença é a remoção das folhas infectadas.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.