Perlita: O que é e Como Usar?

A perlita, também conhecida como pipoca vulcânica, pode ser uma adição de substrato fantástico ao solo de seu jardim, pois ela mantém bolsas de ar no solo, permitindo que as raízes das plantas tenham acesso ao oxigênio e que a água drene bem para fora do solo.

Nesse artigo, vamos ver o que é e de onde vem a perlita, bem como seu propósito na mistura de vasos e como usá-la na terra de seu jardim.

O que é Perlita?

A perlita é um mineral natural na forma de vidro vulcânico amorfo, embora muitas vezes seja confundida como sendo algum material leve como o isopor.

Ocasionalmente é chamado de pirita expandida e suas cavidades ajudam a armazenar nutrientes e alguma umidade que a planta pode precisar, mas drenam o excesso de água da terra de vaso. É atóxica, limpa, livre de doenças e extremamente leve e fácil de trabalhar.

A perlita é frequentemente usada em ambientes industriais, bem como no jardim e é comumente misturado em produtos como rebocos leves, telhas de teto ou alvenaria para estabilidade ou como isolante.

Também é popular como agente de filtração,usado para filtrar grãos gastos ou outros sólidos da cerveja ou na indústria bioquímica. Há muitos outros usos, mas para os jardineiros, é um ingrediente essencial em seu jardim.

Para que Serve a Perlita?

A perlita é utilizada em materiais de construção (como isolamento, telhas e concreto leve), terra para vaso, filtros líquidos e outras aplicações industriais.

No uso primário, ela compete com outros materiais de construção leves, como pedra-pomes, vermiculita esfoliada e argila expandida e xisto. Cada um destes materiais leves tem seus prós e contras, dependendo da aplicação, e cada um deles reteve certos nichos de mercado.

As orquídeas podem ser cultivadas inteiramente em um meio perlítico grosseiro. Também é comum em hidropônicos e para a propagação de plantas.

Como é feita a Perlita Expandida?

A perlita começa como um vidro vulcânico de formação natural, uma variedade especial que é criada quando a obsidiana faz contato com a água. Este tipo de vidro tem um conteúdo de H2O muito mais alto do que outras variedades.

Como a maioria dos outros materiais de origem vulcânica, está na faixa cinza a preto com alguma variação de cor, e é muito denso e pesado.

A perlita expandida é formada quando a pirita normal é aquecida. O aquecimento da perlita a uma faixa de 1.560-1.650 °F (850-900 °C) faz com que o mineral amoleça, fazendo com que a água que está presa no vidro vulcânico se vaporize e tenta escapar.

Isto faz com que o vidro se expanda para 7-16 vezes seu volume original, e o ar restante preso muda a cor de escuro para um branco brilhante devido à refletividade da água restante no interior do vidro.

Este material recém-criado é muito mais leve em peso do que sua forma anterior e tem numerosas fendas e cavidades, o que o torna alto em capacidade de retenção de água. Ele pode ser facilmente esmagado com pressão moderada, mas não se desfaz sob a leve pressão exercida sobre ele por outros solos, e não se decompõe ou encolhe. É limpo e estéril.

Sua composição química típica varia ligeiramente, como faz a maioria dos vidros vulcânicos. Entretanto, a perlita que é ideal para o processo de expansão consiste tipicamente de 70-75% de dióxido de silício. Outros produtos químicos incluem:

  • óxido de alumínio (12-15%)
  • óxido de sódio (3-4%)
  • óxido de potássio (3-5%)
  • óxido de ferro (0,5-2%)
  • óxido de magnésio (0,2-0,7%)
  • e óxido de cálcio (0,5-1,5%)

Todos estes são minerais naturais e frequentemente fazem parte de outras misturas de solo que incluem musgo de turfa e outros ingredientes. Tem um pH de 6,6 a 7,5.

Como Usar a Perlita no Jardim?

Como mencionado anteriormente, a perlita oferece muitos benefícios ao seu jardim.

O mais importante é a drenagem. A perlita é um sistema de filtração natural, permitindo que o excesso de água drene facilmente, enquanto retém um pouco de umidade e captura os nutrientes que as plantas precisam para crescer.

Isto é especialmente verdadeiro em canteiros elevados e jardins de contêineres, em solo de vasos comerciais, mas também no solo também.

O fluxo de ar no solo é muito melhorado em um canteiro emendado com perlita, e isso é necessário tanto para que suas raízes de plantas respirem como para quaisquer vermes, nematoides benéficos e outros bons habitantes de jardins naturais. Por ser um vidro mineral e, portanto, mais duro que a terra ao seu redor, também ajuda a diminuir a compactação e mantém sua terra fofa e leve.

Tipos de Perlita

Muitos se perguntam se você deve usar perlita grossa em vez de média ou fina.

A perlita grossa tem a maior porosidade de ar, portanto oferece a maior capacidade de drenagem e garante que as raízes das plantas possam respirar bem, mesmo em terra de vaso com retenção de água.

É popular entre as pessoas que cultivam orquídeas e suculentas, e também entre as pessoas que fazem muita jardinagem em vasos, pois proporciona excelente drenagem, mas as partes mais grosseiras não funcionam tanto na superfície do solo como a perlite fina. Ela também é menos propensa a ser apanhada por uma brisa e levada pelo vento!

O material mais fino também é útil, mas é utilizado em misturas de qualidade para o arranque de sementes ou estacas de enraizamento, pois a drenagem proporcionada encoraja a produção rápida de raízes. Na verdade, é possível fazer estacas radiculares de muitas plantas tropicais somente em perlita umedecida.

A perlite fina também pode ser levemente espalhada pela superfície de seu gramado, onde, com o passar do tempo, ela irá trabalhar no solo e melhorar a drenagem.

Se você estiver fazendo seu próprio solo de vasos, a perlita é um dos componentes aditivos de solo mais utilizados na indústria pelas razões acima. É barato, leve e fácil de misturar em musgos de turfa ou outros ingredientes que retêm água! Mas há outros aditivos como terra de diatomáceas e vermiculita. Por que você não deveria usá-los em seu lugar?

Ao compará-la com a vermiculita, este é muito retentor de umidade, absorvendo água e nutrientes e os mantendo no solo, o que a torna perfeita para misturas iniciais de sementes ou para plantas que preferem muita água.

Em conjunto com a perlita, a vermiculita absorverá água e nutrientes para alimentar suas plantas, enquanto aquele ajudará a drenar o excesso de água.

Portanto, ambas têm seu próprio lugar em seu jardim, mesmo no mesmo recipiente, terra para vaso ou cama, mas não são intercambiáveis.

A Perlita é um fertilizante?

A perlita não é um fertilizante, pois é processada como quimicamente inerte e tem um pH neutro. Como aditivo do solo, a perlita é classificada como um agregado e não como um fertilizante.

A Perlita é orgânica?

Enquanto a perlita pura é um vidro minado (e portanto “inorgânico”), a perlita é permitida na jardinagem orgânica porque é uma emenda de solo natural não sintético.

Caso um fertilizante químico sintético tiver sido adicionado ao produto perlita (que às vezes ocorre), então não seria considerado permitido no cultivo orgânico. A perlita não é quimicamente orgânica porque é feita de rocha, que não é matéria carbônica que antigamente vivia. C

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.