Vermiculita: O que é e Usos Comuns

Vermiculita e perlita estão em muitas misturas de terra para vaso, mas você pode não estar ciente do porquê de usá-la em suas misturas de terra para jardim.

Caso tenha plantas que gostam de água, quer uma germinação vigorosa das sementes ou precisa ajudar as estacas a desenvolver raízes fortes, você vai querer usar o substrato vermiculita no seu jardim!

O que é Vermiculita?

Vermiculita é um mineral natural extraído em vários lugares do mundo porque é estéril, se expande à medida que absorve água e ajuda o solo a reter água, o que significa que as raízes de suas plantas permanecem úmidas por mais tempo, e você não precisa regar com tanta frequência. Também é utilizado em outras indústrias, tais como a construção civil e a produção de veículos.

De que é feita a vermiculita?

A vermiculita é um mineral silicato completamente natural, estéril e não tóxico que vem da terra, por isso é seguro para uso em jardinagem orgânica e não contém nenhum produto químico que possa prejudicar seus esforços de jardinagem orgânica.

Como ela é encontrada na terra, ela tem que ser minerada, oriunda de minas nos EUA, mas é possível obtê-la de outros países.

Para que Serve a Vermiculita?

A vermiculita age como uma esponja que absorve a água, se expande e libera lentamente a água à medida que o solo seca.

Além disso, ela não deve ser usada para plantas que preferem secar entre as regas, pois como ela pode absorver até quatro vezes seu peso em água, pode afetar negativamente a aeração do solo e alterar a estrutura do solo, causando o entupimento das raízes no meio de cultivo e o desenvolvimento do apodrecimento das raízes.

É ótimo para plantas que gostam de solo úmido, mas você não gostaria de usá-lo para cactos ou outras plantas do deserto.

Há muitos usos da vermiculita fora da jardinagem. Você pode tê-lo em seu sótão como isolante de preenchimento solto se você tiver uma casa mais antiga, já que as casas modernas geralmente usam fibra de vidro.

A vermiculita também é utilizada para betonilhas de concreto, pois as partículas finas são leves, isolam o concreto e oferecem alguma resistência ao fogo.

Alguns desses usos exigem que a vermiculita seja tratada de tal forma que ela seque a água em vez de absorvê-la. Se você quiser usar vermiculita para plantas, para melhorar a retenção de umidade, certifique-se de obter uma vermiculita horticultural ou você vai acabar fazendo mais mal do que bem às suas plantas!

Vermiculita é Segura?

Você já deve ter ouvido dizer que a vermiculita contém amianto que é perigoso para seus pulmões e para as raízes de suas plantas. Não se preocupe – essa informação está desatualizada!

Havia uma mina de vermiculite em Libby, Montana, que tinha um depósito de amianto que contaminava a vermiculita.

Esta mina produzia desde os anos 1910 até o seu fechamento em 1990. Hoje, as minas modernas têm protocolos industriais rigorosos que testam os minerais para o amianto.

Embora a vermiculita pura e não contaminada não seja tóxica e perfeitamente segura para uso em seu jardim, existem algumas medidas de segurança a serem tomadas para evitar irritação.

A vermiculita seca pode criar uma nuvem de pó e respirá-lo pode causar irritação temporária, como espirros e pode provocar alergias graves ou asma. Você pode usar luvas e uma máscara para evitar qualquer irritação.

Como Usar Vermiculita?

Há várias maneiras de empregar vermiculita para reter água, o que é importante, já que a umidade adequada permite que as plantas absorvam nutrientes como cálcio e potássio.

Você pode combiná-la com outras emendas do solo para a germinação de sementes. Misture meia vermiculita com meio musgo de turfa ou composto para manter a umidade e os nutrientes sob controle enquanto suas sementes germinam.

É também uma inclusão maravilhosa para sua mistura caseira de vasos ou material preferido ou meio de cultivo. Se você estiver trabalhando com solos pesados, adicione mais vermiculita para aliviá-los.

Ela também é boa para ser usada quando você transplanta novas mudas e plantas jovens. Manter a umidade é fundamental para manter as plantas em crescimento saudáveis enquanto elas desenvolvem sistemas radiculares fortes.

Quando você muda mudas para seu novo local no jardim, fornecendo-lhes vermiculita e uma solução fraca de fertilizante ajudará o solo a permanecer úmido à medida que elas transitam para seu novo microclima. A sua utilização e mais perlita é uma ótima maneira de melhorar a drenagem também.

A vermiculita não se limita apenas ao uso no jardim, podendo aplicá-la em seu gramado depois de plantar as sementes de grama para ajudar a manter o solo úmido.

Isto é especialmente importante se você vive em clima quente ou tem um quintal que recebe sol pleno, pois isto fará com que o solo seque rapidamente. Você não precisará regar tanto se for generoso com vermiculita.

Se você quiser criar vermes diretamente nos canteiros de jardim, a vermiculita é excelente também para a aeração do solo. Isto beneficia tanto os vermes quanto as mudas. Como retém água, traz consigo minhocas que consomem nutrientes do solo e criam fundições no processo.

Você também pode armazenar as raízes em vermiculita para evitar problemas de umidade. Coloque os vegetais em um recipiente e envolva-o com vermiculita.

Ela absorverá o excesso de umidade no recipiente ou do vegetal para evitar a formação de míldio ou mofo, permitindo armazenar os vegetais de raiz por mais tempo.

Dúvidas

Quais são os perigos da vermiculita?

A vermiculita é perfeitamente segura para ser usada em seu jardim. Hoje, a produção de vermiculita tem medidas de segurança em vigor para testar para garantir sua segurança.

Qual é a diferença entre perlita e vermiculita?

Enquanto a perlita é leve e é utilizada para arejar o solo a fim de proporcionar uma melhor drenagem, a vermiculita embebe a água e se torna pesada para ajudar o solo a se manter úmido.

Vermiculita é venenosa para os seres humanos?

Não, a vermiculita não é venenosa para os seres humanos, porém ela seca pode criar poeira que pode ser um irritante se você a inspirar ou a colocar nos olhos.

O que é um bom substituto para a vermiculita?

Sendo usada para reter a umidade, os seus substitutos incluem turfa esfagno, coco coir, ou casca de pinheiro.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.