Musgo de Turfa: O que é e Usos Comuns

Um dos materiais mais eficazes e controversos para jardinagem é o musgo de turfa: é eficaz porque funciona bem em mutias situações, e controverso por causa de como é obtido. Muitos jardineiros o compram regularmente sem mesmo saber o que é ou o que está fazendo em sua prática.

O musgo de turfa às vezes é maligno entre os jardineiros ecoconscientes. Embora não estejam errados ao questionar a origem do musgo de turfa, a verdade é mais complicada.

O que é musgo de turfa?

O substrato musgo de turfa vem do esfagno, colhido das turfeiras do Hemisfério Norte. O musgo é então decomposto e seco na turfeira, podendo ficar exposto ao sol. O resultado é um material fibroso marrom escuro que é excelente para a jardinagem.

Este musgo é uma excelente substrato, particularmente em solos arenosos ou em vasos de plantas que têm dificuldade de reter umidade.

Turfa x Musgo Esfagno

O termo musgo de turfa se refere mais aos níveis mais baixos de turfa encontrados em um pântano de turfa.

Já o musgo esfagno é a planta da qual deriva a turfa que usamos para jardins, mas sua maior parte é a de longa duração que se acumula mais profundamente nas camadas da turfeira.

Com o tempo, ela se torna empacotada, comprimida e se decompõe em uma bela massa esponjosa. Os níveis inferiores também podem conter outros materiais orgânicos decompostos, como outras plantas apodrecidas.

A porção superior do musgo esfagno também tem seu uso, pois embora seja mais forte do que o musgo em decomposição mais profunda, é frequentemente usado em terrários. Não é tão apodrecido e ainda se parece com a planta que costumava ser.

Ambos têm aplicações similares, mas em geral, a forma decadente do musgo de turfa é muito mais ácida do que aquela que ainda parece ser semelhante à de uma planta.

Normalmente, a única turfa que você encontrará no centro do jardim é o material mais baixo, mais decomposto. É necessário um trabalho genuíno para encontrar o musgo esfagno seco; tipicamente, é somente através de lojas de animais de estimação ou lojas especializadas em répteis que você encontrará boas quantidades dele.

Como se forma o musgo de turfa?

O musgo esfagno cresce livremente em turfeiras ou áreas úmidas de tundras de clima frio e florestas de coníferas.

Algumas áreas destas turfeiras são designadas especificamente para a colheita, a maioria das quais é feita através de uma colhedora a vácuo. Não é o musgo vivo que é desejado, mas o musgo decadente que se encontra abaixo.

A maior parte da colheita ocorre entre maio e setembro e, antes que isso ocorra, todas as plantas de montanha devem ser removidas.

Em seguida, a camada superior da grande mancha de esfagno é removida e recolocada em outras áreas do pântano que não tenham sido perturbadas, onde pode prosperar.

O esfagno seco e decadente é deixado ao sol por 2 a 3 dias, onde seca, raspado com a colhedora e sugado para dentro de um recipiente. Em seguida, é transferido para uma fábrica para processamento e embalagem.

Alguns são ensacados separadamente e outros são combinados com materiais orgânicos deteriorados para serem incorporados aos solos de vasos vendidos em todo o mundo.

Alguns são feitos em pellets de turfa, e alguns são vendidos como simples musgo de turfa. Em seguida, ele chega às prateleiras, onde você provavelmente já o viu e comprou.

Benefícios do Musgo de Turfa

Retenção de umidade

Devido à estrutura celular do musgo esfagno, o musgo de turfa é um excelente recurso para as propriedades de retenção de água.

O musgo esfagno possui dois tipos de células: as que auxiliam na fotossíntese e as células em forma de barril que retêm água. Ambos são necessários para uma turfa próspera, já que grande parte da principal fonte de nutrição do esfagno está na água e no musgo em decomposição abaixo.

O musgo irá liberar a água para manter também o pântano. É por isso que o musgo de turfa é uma adição tão essencial ao solo dos jardineiros.

Muito do que fazemos é descobrir as melhores maneiras possíveis de realizar uma boa retenção de água no jardim. As turfeiras e, por sua vez, o solo turfoso são as principais fontes de retenção de umidade para muitos. É por isso que é comumente usado em terra de vaso, e para forrar cestas de arame.

Fonte totalmente natural

Não só o musgo da turfa é orgânico, mas também é apenas um passo afastado das plantas nas turfeiras de onde ele provém. O musgo de pântano é essencialmente matéria orgânica usada em misturas de solo, e o musgo de turfa a granel também é vendido por conta própria.

O musgo de turfa também não tem nenhum produto químico. Está livre de fungos, bactérias, produtos químicos nocivos e sementes de ervas daninhas.

Esterilidade

O musgo de turfa não é apenas orgânico, tem excelente capacidade de retenção de água,apesar de ser estéril e não há produtos químicos utilizados no seu processamento.

Além disso, como não há fungos, bactérias e sementes de ervas daninhas, este meio é limpo como um assobio. O musgo de turfa também possui qualidades antissépticas que se originam em polissacarídeos que sugam bactérias prejudiciais para as paredes celulares. Há uma longa e muito interessante história do uso deste musgo na medicina e como curativos.

Amplamente disponível

Praticamente todas as lojas onde você vai terão alguma forma de musgo de turfa disponível, seja uma mistura de vasos, musgo de turfa, ou especificamente esfagno, você não terá problemas para localizar uma fonte.

Muitos cultivadores confiam nesta planta para misturas sem solo, sementes iniciais, emendas de solo e musgo de turfa já está no mercado há muito tempo. Portanto, ela é confiável.

Não é compacta

Embora o composto seja rico em nutrientes, não se compara ao musgo de turfa quando se trata de capacidades anticompactação. Muito disto está relacionado às propriedades de retenção de umidade da turfa, que mantém o solo arejado e leve.

É uma excelente emenda para o solo superficial, que pode compactar-se rápida e facilmente. Eu sei que a turfa no solo teria sido uma adição bem-vinda ao meu primeiro leito elevado, que eu prontamente enchi com a camada superficial mais barata que pude encontrar, apenas para plantar minhas colheitas no que era essencialmente cimento.

Desvantagens do Musgo de Turfa

Não Renovável

Em geral, a turfa é um recurso não renovável. O fato de ter um desempenho superior ao de outros materiais no jardim é a razão pela qual ela foi superdividida por muito tempo com pouca reflexão sobre como a utilização de musgo para plantas estava contribuindo para o declínio ecológico.

Outra das preocupações ambientais é que a remoção de plantas em pântanos para acessar o musgo esfagno contribui para o aquecimento global. A grande maioria das plantas em pântanos de turfa roubam dióxido de carbono.

Quando todas as plantas são removidas, o processo de decomposição da turfa passa a liberar dióxido de carbono na atmosfera. Além disso, com os combustíveis fósseis utilizados para alimentar as colheitadeiras, é possível ver onde estão as preocupações.

Uma das melhores coisas a acontecer no mundo da turfa nos últimos anos é o esforço para tornar a turfa um recurso renovável.

Através de organizações como a Sociedade Internacional da Turfa, a colheita ética e ecologicamente sensível tem sido posta em prática.

O material vegetal vivo é realocado para tornar a extração mais ecológica. Eles desenvolveram iniciativas para mitigar os interesses conflitantes de protetores da terra, conservacionistas e produtores de turfa.

Sem Nutrientes

A turfa não tem nenhum teor de nutrientes, ao contrário do composto, esterco animal e outras misturas de solo. Portanto, é apenas boa para a consistência e retenção de água.

O solo turfoso nunca é apenas musgo de turfa e misturar musgo de turfa com o solo é o que cria estas misturas. Se você estiver cultivando plantas em turfa, sempre precisará de alguma fonte de nutrientes, além do musgo.

Hidrofobia

Enquanto a turfa é muito retentora de umidade, o material fibroso também é hidrófobo quando seca. Portanto, é necessária uma quantidade significativa de água para reativar a retenção que ela proporciona quando ligeiramente úmida.

O solo turfoso que secou pode exigir algum tipo de surfactante, ou agente molhante para quebrar a tensão e permitir que ele absorva água novamente.

Acidez

O pH do musgo de turfa ao nível da base é de 5,5 (às vezes até mais ácido a 4,0), pelo menos no início de seu uso. Embora isto possa não parecer um problema para as pessoas que gostam de cultivar plantas amantes de ácidos, o baixo pH do solo ácido pode ser um problema para as plantas que precisam de solo alcalino ou neutro.

O uso de turfa pode inicialmente tornar seu pH do solo baixo, mas estudos demonstraram que ele neutralizará dentro de um dia ou mais.

Portanto, se você estiver usando turfa para plantar plantas vivas, saiba que levará algum tempo para que o solo ácido se equilibre e neutralize em seu jardim.

Alternativas ao Musgo de Turfa

Uma das alternativas mais utilizadas é o coco coir, um material feito de fibra de coco que é extraído de cascas quebradas, podendo ter um alto teor de salinidade, porém, o que torna necessário regar mais.

Outros materiais, como as peças fundidas com vermes, têm uma função semelhante, acrescentando propriedades de retenção de água ao solo, o que ajuda os jardineiros a cultivar plantas.

O composto também é uma ótima alternativa, porque não só é reativo à água, mas também está cheio de macro e micro nutrientes necessários para manter todas as plantas saudáveis.

O casca de arroz é o subproduto do arroz que proporciona aeração e clareamento. A casca de pinho também fornece alguma nutrição e ajuda a reter a umidade.

Finalmente, as agulhas de pinheiro adicionam conteúdo ácido ao solo à medida que se decompõem, tornando-as ótimas para os amantes de ácido.

Dúvidas

Que plantas crescem bem com turfa?

A maioria das plantas se sairá bem, porém seu solo com estes materiais cresce melhor para os amantes de ácido como mirtilos, hortênsias e nastúricos.

Musgo de turfa é tóxico?

O musgo não tratado pode conter fungos que podem causar doenças. A maioria dos que você encontra nas lojas são bem tratados. Isto não é uma preocupação para a maioria dos jardineiros.

Tomates gostam de musgo de turfa?

É ótimo para tomates porque ajuda a reter os níveis de umidade consistentes necessários para frutas gordurosas e deliciosas.

Autor

  • Jeferson Scholz

    Interessado em diferentes áreas com paixão particular por flores e plantas. Meu objetivo é trazer informações relevantes sobre esse tema, com dicas para deixar seu jardim e decoração floral perfeitos.