Vermicompostagem (Minhocultura): O que é e Boas Práticas

Dos fertilizantes orgânicos e substratos disponíveis, a vermicompostagem (minhocultura) são algumas das melhores por fornecerem micróbios que melhoram a absorção do fertilizante de liberação lenta durante um longo período de tempo!

Além disso, fornecem bactérias e enzimas benéficas para o solo, o que garante que as plantas possam absorver mais rapidamente a nutrição naquele solo e eliminando os produtos residuais!

Quanto às escolhas sustentáveis, a minhocultura são alguns dos melhores. Afinal de contas, sempre haverá resíduos orgânicos para eles comerem.

O que é a Vermicompostagem?

O vermicompostoagem é o subproduto de um processo onde minhocas e microorganismos consomem e decompõem materiais orgânicos e os convertem em um rico enriquecimento do solo e fonte de nutrientes vegetais. Os materiais comumente vermicompostos incluem:

  • Restos de vegetais e frutas (mas não de frutas cítricas);
  • Pão;
  • Sacos de chá;
  • Borras de café;
  • Cereais.

Os itens que não podem ser vermicompostos incluem subprodutos animais como gordura, ossos, laticínios, ovos, carne, peixe ou cocô de animal de estimação. Os vermes podem levar mais tempo para processar restos lenhosos ou secos como caules ou a camada externa de uma cebola.

Os vermes comerão papel enquanto estiver fino ou triturado. Mas eles não comerão sacos de plástico ou tecido de chá, filtros de café ou os rótulos colocados nos produtos das mercearias.

Vermicompostagem x Compostagem regular

Em uma tradicional compostagem, bactérias, microorganismos e umidade decompõem as sobras da cozinha e do pátio em um material orgânico leve. Este tipo de composto requer calor, gerado pelas bactérias, e tempo para esfriar e curar, o que pode levar seis meses ou mais.

Na vermicompostagem, um recipiente menor, raso e escuro com ventilação contém minhocas que vivem em material fresco e úmido. Estes vermes comem as sobras que são adicionadas semanalmente ao recipiente e uma espécie de cocô dentro de dois a três meses.

Benefícios da Vermicompostagem

O vermicompostagem contém hormônios de crescimento de plantas, ácidos húmicos e fóbicos e todas ajudam as sementes a germinar mais rapidamente, desenvolver melhores raízes e fortalecer as plantas.

Estes mesmos compostos (ou ainda não descobertos) parecem proteger as plantas contra pragas e doenças.

Desvantagens da Vermicompostagem

Você só pode acrescentar poquíssimos restos de alimentos, de preferência uma vez por semana. Se você acrescentar muitos restos, corre o risco de que as bactérias se multipliquem e o recipiente se aqueça como uma pilha de compostagem tradicional. Se você tiver muitos restos de comida, é sábio ter também uma pilha de compostagem tradicional.

Você não quer adicionar cebola, alho ou outros restos picantes a menos que seus silos sejam mantidos ao ar livre, onde o cheiro não seja ofensivo.

Você está trabalhando com seres vivos e precisa cuidar deles fornecendo cama, ar, calor e comida úmidos suficientes.

Temperatura para Minhocultura

Para que o vermicomposto seja bem-sucedido, pense nisso como a criação de minhocas. Você está cuidando dos seres vivos e fornecendo ar, comida, abrigo e conforto. A temperatura ideal para que os vermes criem composto é entre 15 a 25 graus Celsius.

Os locais mais prováveis para guardar seu(s) caixote(s) são o porão, a despensa ou a garagem anexa. Ao ar livre é uma opção, mas você precisará de sombra para proteger as minhocas do calor intenso.

Se você vive em clima frio, isole seus caixotes de minhocas com cobertores, palha ou outros materiais para mantê-los confortáveis. Eles sobreviverão a temperaturas tão baixas quanto zero graus e tão altas quanto 35 graus Celsius.

Autor

  • Jeferson Scholz

    Interessado em diferentes áreas com paixão particular por flores e plantas. Meu objetivo é trazer informações relevantes sobre esse tema, com dicas para deixar seu jardim e decoração floral perfeitos.