Quais São os Tipos de Peperomia Mais Comuns?

Conhece os tipos de Peperomia existentes? A Peperomia é uma planta fácil de cuidar que está atualmente disponível em mais de 1.000 variedades. Todas fazem parte da família Piperaceae, sendo nativa da América Central, América do Sul e Caribe.

Embora cada variedade tenha suas próprias peculiaridades, todas as plantas peperomia compartilham os mesmos componentes básicos de cuidado: luz brilhante indireta, solo bem drenado, e rega pouco frequente. Elas são tolerantes à seca, de crescimento lento e de tamanho compacto, tornando-as ideais para espaços pequenos.

A folhagem da Peperomia vem em uma enorme variedade de cores, espessuras, formas e tamanhos. Confira alguns tipos de peperomia e suas características mais comuns.

Quais São os Tipos de Peperomia Mais Comuns?

Peperomia Argyreia

Peperomia Argyreia, ou Sandersii, é mais comumente conhecida como Peperomia Melancia, por razões óbvias. Suas folhas não só imitam as cascas de melancia listradas, como também seus caules são um vermelho de melancia brilhante.

Este tipo mais popular de peperomia vem em várias vertentes. Algumas variedades têm padrões muito sutis de listras, enquanto outras apresentam uma base verde escura e listras brancas prateadas.

Peperomia Clusiifolia

A Peperomia Clusiifolia tem folhas finas, mas são longas e maravilhosamente variegadas em tons de branco, amarelo e verde.

Seus caules são vermelhos ou rosados, e a tonalidade rosada delineia finamente cada folha. Mesmo em plena maturidade, ela só terá entre 15 e 30 cm de altura. Mantenha-a em luz brilhante, mas filtrada, para manter suas folhas coloridas em seu ponto mais brilhante.

Peperomia Columella

A Peperomia Columella é uma planta caseira marcante com uma aparência forte e suculenta. Ela se assemelha a uma planta Escama de Dragão, mas em uma dimensão miniatura, com folhas triangulares que escondem seus pecíolos.

Caules espessos crescem em forma colunar, com cachos de folhas crescendo igualmente ao redor de cada caule.

Tem uma cor verde escuro e uma forma única que a faz sobressair em qualquer exposição da. A Peperomia Columella pode ser difícil de encontrar, portanto procure por fontes sustentáveis online.

Peperomia Elongata

Esta peperomia incomum é endêmica na América do Sul e tem folhagem longa e levemente ondulada em um verde profundo da selva. Cada folha brilhante tem uma costela branca no meio e é felpuda por baixo.

Ela precisa de um solo mais árido e menos frequente de irrigação do que os filodentros. Ela também precisa de muita luz indireta e sua coloração profunda se desvanecerá em condições de pouca luminosidade.

Peperomia Ferreyrae

Também chamada Happy Bean, é uma das plantas mais suculentas da família da peperomia, com folhas espessas e afiladas em um tom verde brilhante.

A Peperomia Ferreyrae permanece compacta em tamanho, tornando-a um ótimo acessório de mesa. Ao contrário de muitas outras plantas de peperomia, ela não adormece no inverno. Portanto, você deve fornecer-lhe luz e água adequadas o ano todo.

Peperomia Ginny

A Peperomia Ginny é nativa da Venezuela e das Índias Ocidentais. É uma planta caseira colorida e pequenina com folhas oblongas em lindos padrões mosqueados de verde, branco, amarelo, vermelho e rosa.

Ela precisa de uma fonte de luz brilhante, mas filtrada, para manter suas cores vibrantes. Tenha cuidado com o excesso de água, pois tem raízes delicadas propensas a apodrecer se elas puderem ficar na água.

Peperomia Graveolens

Peperomia Graveolens é um dos tipos de peperomia com uma aparência de suculenta. Nativa do Equador, esta variedade tem folhas em forma de canoa grossa que apresentam topos verdes e bordas vermelhas brilhantes.

Sua altura máxima é de apenas 25 cm, e adora receber muita luz filtrada perto de uma janela ensolarada. Sempre permita que o solo seque entre regas, pois esta espécie armazena muita água em suas folhas grossas.

Peperomia Hope (Peperômia-Esperança)

A peperomia-esperança é fácil de encontrar na maioria dos centros de jardinagem e apresenta folhas grossas, redondas e verdes no topo de caules cor-de-rosa ou laranja. Nativa das florestas tropicais da América Central, a Peperomia Hope desfruta de temperaturas quentes e alta umidade.

Se você notar que suas folhas desbotam, pode ser devido a receber demasiada luz solar direta. Por ser uma planta de vinha, é uma grande adição a uma pequena cesta suspensa.

Peperomia Hutchisonii

Suas folhas espessas e acidentadas se parecem com rochas ou conchas cobertas de pele de sapo e sua coloração cinza-verde acrescenta a sua aparência decididamente pré-histórica.

Embora tenha uma aparência incomum, precisa do mesmo tipo de cuidado que outras plantas peperômia. Esta variedade ainda é difícil de encontrar, mas geralmente você pode encontrar uma (ou suas sementes) sendo vendida por varejistas de plantas exóticas on-line.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.