Como Cultivar a Pilea Involucrata?

A Pilea involucrata é popular por sua folhagem colorida, altamente texturizada e de fácil transporte. É uma excelente planta para iniciantes, mas tem algumas peculiaridades.

Pilea Involucrata prefere luz brilhante, indireta e temperaturas de 18-24ºC. Planta em mistura de vasos de drenagem e água quando a parte superior do solo secar. Fornecer umidade de >50% e fertilizar duas vezes por ano. Pode para manter o crescimento compacto e evitar o replantio, a menos que seja ligado à raiz.

Visão geral da Pilea Involucrata

Esta pequena e bonita Pilea é da família Nettle (Urticaceae), contendo mais de 600 espécies, incluindo tipos verticais ou arbustivos – a versátil Pilea involucrata pode ser cultivada em qualquer forma.

As folhas profundamente onduladas, de padrão atraente e multicoloridas, são ovais com bordas serrilhadas e veias longitudinais mais escuras.

Sua exótica paleta de folhas é uma mistura de tons bronze e borgonha contrastando com largas margens externas verdes… as partes inferiores têm uma cor vermelha a arroxeada.

Nativa da América do Sul e Central, a Pilea involucrata é intolerante à geada e ao solo úmido, mas bastante adaptável de outra forma.

É um cultivador moderadamente rápido que pode atingir 30 cm de altura e de largura, mas geralmente permanece menor. As folhas têm de 2,5 a 7,5 cm de comprimento.

Como Cultivar a Pilea Involucrata?

Luz

Esta Pilea versátil gosta de luz brilhante e indireta, mas pode lidar com uma série de condições; basta ter certeza de proteger a folhagem tenra do sol intenso e direto. Eles podem prosperar sob luz solar suave ou suave, mas deixe-os aclimatar-se gradualmente.

A Pilea involucrata é às vezes vendida como uma escolha de baixa luminosidade – e pode sobreviver em situações bastante obscuras – mas há uma troca. A folhagem escurece e torna-se menos colorida se a luz for baixa e as hastes se esticam.

A planta voltada para leste é normalmente ideal, mas a planta se sai bem em uma exposição mais brilhante com proteção adequada.

Esta planta também se sai bem em luz artificial, tornando fácil adicionar uma luz crescente a um canto escuro ou terrário para aumentar sua iluminação.

Rega

Felizmente, a rega não é um incômodo para esta planta. Além disso, não gosta de suportar uma existência de secura, é claro, mas se você evitar a rega em excesso ou deixar o solo secar os ossos, não deve haver problemas.

Espere até que a parte de cima do solo seque antes de regar. Dê à mistura uma imersão completa e deixe-a escorrer completamente. Não regue até que a polegada superior da terra seque novamente. Monitore o meio e só regue quando necessário, em vez de usar um cronograma.

A rega em excesso é o problema mais comum de Pilea involucrata, e sua planta perecerá em solo persistentemente molhado. Corte a rega nos meses frios, quando a planta não estiver crescendo.

É claro que a submersa extrema também é prejudicial, mas a planta envia uma chama murchando levemente quando o solo está muito seco. Ela não vai cair drasticamente antes de ficar crocante, mas não sofre de forma invisível.

Solo

O melhor solo para a Pilea involucrata é um meio rico e muito bem drenado. É muito mais fácil regar corretamente se o solo estiver aberto e não se tornar um pântano.

O musgo de turfa ou coco coir é uma boa base para misturar com perlita ou outras emendas inorgânicas para aumentar a aeração.

O solo de vaso de violeta africana é outra boa base. A adição de alguns elementos orgânicos como adubo ou mofo foliar é boa para a fertilidade, mas não exagere.

Umidade

A Pilea involucrata é nativa dos climas tropicais e naturalmente aprecia a alta umidade. Se você oferecer níveis médios de pelo menos 50%, a planta pode se ajustar.

A maioria das casas tende a ser árida e se torna mais árida sempre que se usa aquecimento ou ar condicionado, de modo que você pode descobrir que certas estações são particularmente desafiadas pela umidade. Os sintomas de uma planta que luta com baixa umidade incluem bordas das folhas marrons e crescimento sem brilho.

O agrupamento de plantas tropicais é uma boa maneira de aumentar modestamente a umidade. Bandejas de água com seixos colocadas ao redor ou embaixo da planta também podem ajudar.

Qualquer um dos métodos – ou ambos – podem aumentar os níveis de umidade para uma faixa de umidade com a qual a planta se sinta confortável. Cubro aqui algumas outras maneiras de aumentar a umidade para suas plantas de casa.

Temperaturas

Uma razão pela qual Pilea involucrata é tão fácil é que compartilhamos as preferências de temperatura: se você está quente e confortável, esta planta provavelmente também está. Uma faixa entre 18ºC a 24ºC é ideal, com talvez uma queda noturna de alguns graus.

Pontos importantes:

  • A planta tolerará temperaturas mais quentes do que as frias: ela começa a sofrer à medida que o termômetro cai abaixo de 10ºC. Mantenha-o fora de janelas geladas e longe de aquecedores!
  • Uma geada amarga vai matá-la. Os espécimes podem sobreviver a uma geada leve, mas as folhas serão danificadas ou destruídas.
  • Os esboços podem danificar a planta, seja o ar quente ou frio.

Replantio

O replantio não deve ser uma parte frequente da Pilea involucrata. Entre solo novo e ter suas raízes perturbadas e rasgadas, o replantio é um pouco traumático para a planta.

A boa notícia é que esta espécie tem um sistema radicular pequeno e não faz alarde de estar ligeiramente enraizada. Quando você fizer o replantio, faça-o na primavera para que a planta possa se recuperar durante o período quente de crescimento.

Você pode dizer que a planta está pronta se ela cresceu significativamente e/ou as raízes estão sendo extrudadas da drenagem e do solo superficial. A necessidade de regar com mais frequência do que o normal é outro sinal.

  • Minimize os danos às raízes – até mesmo o tremor suave e a firmeza do tamponamento danifica os finos e delicados pêlos radiculares.
  • Aumente o tamanho do recipiente apenas um centímetro de diâmetro quando você replantar.
  • Não se esqueça que a planta precisará de algum tempo de hibernação depois.

Poda

É importante podar a Pilea involucrata para mantê-la com bom aspecto. Os caules são quebradiços e fáceis de beliscar.

  • Uma Pilea involucrata tende a ser pernosa à medida que envelhece – o processo é acelerado em baixa luminosidade que faz com que a planta se estique.
  • Os caules também crescem em todas as direções, e beliscá-los de volta manterá a planta compacta.
  • Também é inteligente remover a folhagem morta ou moribunda e os caules para moldar a planta e eliminar pontos de infecção ou infestação.
  • A poda será necessária se a sua Pilea estiver crescendo demais, o que não é incomum em uma paisagem de terrários.
  • Os caules podados podem se regenerar com um crescimento mais compacto se sua luz for suficiente. A poda também pode encorajar algumas ramificações a partir do ponto podado.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.