Como Cuidar da Planta Dudleya?

A planta Dudleya compõem um gênero de mais de 40 espécies diferentes. Eles são mais conhecidos por sua aparência de rosas e folhagem prateada e em pó. Estas plantas são frequentemente chamadas de plantas vivas por causa de sua incrível vida útil.

Não é raro que estas plantas vivam entre 50 e 100 anos com o devido cuidado1. Estas plantas únicas, de vida longa, são ótimas para jardins ou recipientes de rochas e são conhecidas por serem suculentas e de baixa manutenção.

Dentro das mais de 40 variedades do gênero Dudleya, existem dois hábitos principais de crescimento: ramificação e não ramificação. A ramificação de plantas vivas para sempre cria muitas pequenas rosetas de folhagem.

Estas são uma escolha perfeita para a cobertura do solo. As variedades sem ramificações criam apenas uma roseta de folhagem, tornando-as uma planta exemplar atraente.

Como Cuidar da Planta Dudleya?

  • Família: Crassulaceae
  • Tipo de planta: Suculenta, perene
  • Exposição ao sol: Total, Parcial
  • Tipo de solo: Arenoso, bem drenado
  • pH do solo: Ácido, Neutro, Alcalino
  • Tempo de floração: Primavera
  • Cor da flor: Vermelho, Rosa, Amarelo
  • Área Nativa: América do Norte, América Central

Quando se dá o ambiente certo, os suculentos Dudleya são plantas robustas e de longa vida. Elas preferem muito sol e solo bem drenado. Você pode considerar estas plantas para seu jardim de rochas ou como um espécime único de planta para acrescentar à sua coleção.

As plantas têm uma aparência em pó devido a uma camada cerosa chamada farina. Como resultado, a planta tem proteção natural contra exposição excessiva ao sol ou mau tempo.

Ao cuidar das plantas de Dudleya, faça com que seu objetivo seja evitar perturbar a farina através do toque excessivo da planta ou da irrigação sobre a folhagem.

Luz

Como era de se esperar ao cultivar suculentas, as plantas Dudleya prosperam em abundância de sol. Plante-as em uma área com sol pleno para obter os melhores resultados, especialmente em áreas ao longo da costa. Quando cultivadas no interior, estas plantas podem preferir um pouco de sombra à tarde. Esteja atento a qualquer perspicácia ou alongamento, pois isto é uma indicação de pouca luz.

Solo

As Dudleya requerem um solo rochoso e bem drenado. O solo encharcado pode causar problemas de podridão. Falésias arenosas, rochosas ou paredes íngremes também podem suportar o crescimento da Dudleya. Eles podem tolerar níveis de pH de solo levemente ácido a levemente alcalino.

Rega

O Dudleya aquático só planta quando o solo está quase seco. A irrigação com muita frequência pode causar condições de solo encharcado.

É melhor não regar essas plantas durante os meses de verão, pois elas ficam adormecidas e prosperam em condições secas. A murchidão durante este período é normal. Quando chega o outono, talvez seja necessário fornecer água se a chuva for escassa.

Ao regar, certifique-se de que a planta tenha passado por um período seco antes. Após a rega, aguarde até que o solo esteja seco antes de regar novamente, podendo ser feito uma vez por mês ou menos.

Quando você fornece água, faça-o profundamente e somente nas raízes, pois plantas suculentas não toleram bem a folhagem úmida.

Temperatura e umidade

Não é de se estranhar que as plantas vivas para sempre sejam bastante resistentes e possam tolerar tanto temperaturas quentes quanto frias.

Enquanto a temperatura não cair abaixo de 4 graus Celsius, as plantas Dudleya permanecerão viáveis. Algumas variedades são mais resistentes ao frio do que outras, mas a maioria prefere verões secos e invernos suaves e frios.

Fertilizante

Como estas plantas crescem em solo arenoso e de baixo teor de nutrientes, elas não requerem muito fertilizante. Evite dar qualquer adubo enquanto estiverem adormecidas durante o verão. Um fertilizante líquido de liberação lenta pode ser dado na primavera ou no outono.

Vaso e Replantio

As variedades não ramificadas de Dudleya fazem plantas perfeitas de espécimes cultivados em contêineres. Se você optar por cultivar estas plantas neste método, certifique-se de escolher um vaso com orifícios de drenagem de fluxo livre e use somente solo bem drenado.

Enquanto as plantas cultivadas em vaso precisarão de um pouco mais de água do que as cultivadas no jardim, você ainda deve garantir que o solo seque completamente entre as regas.

Se a planta crescer mais do que seu recipiente, remova suavemente a planta e divida-a, ou coloque-a em um recipiente que seja uns poucos centímetros maior.

Problemas

Folhagem encharcada

A folhagem encharcada e macia pode ser um sinal de excesso de água ou de solo encharcado. Se você notar qualquer folhagem começando a parecer translúcida, macia ou encharcada, reduza a rega. Certifique-se de que seu solo drena bem e, se necessário, emenda-o com areia.

Não abordar o excesso de irrigação rapidamente pode levar ao apodrecimento. Se a podridão ocorrer, talvez seja necessário iniciar uma nova planta a partir de estacas saudáveis antes que a planta seja consumida com podridão.

Folhagem murcha, cascalho

A folhagem murcha ocorre durante os verões quentes e secos onde estas plantas são cultivadas. Embora possa parecer um problema, isto na verdade não é um problema, desde que seja durante o verão.

Isto ocorre porque é uma parte natural de sua dormência. É normal e não deve ser um motivo de preocupação. Continue a reter água até o outono.

Tipos de Dudleya

  • D. cymosa: As flores vibrantes vermelho alaranjado e amarelo desta variedade fazem um excelente contraste com a folhagem cinza prateada da planta. Também é conhecida por ter uma natureza friorenta, tornando-a uma boa opção para o plantio nas zonas mais frias da faixa de dureza desta planta.
  • D. arizonica: Esta variedade não ramificada é conhecida por sua folhagem colorida. As folhas começam como uma verde-prateada enquanto jovens, depois ficam vermelhas à medida que amadurecem. Elas produzem talos vermelhos e flores vermelhas com centros alaranjados.
  • D. Brittonii: Uma variedade não ramificada, estas plantas produzem uma grande roseta de 12 a 18 polegadas de largura de folhagem esbranquiçada azul-esverdeada. É acompanhada por um talo vermelho alto e vibrante e flores amarelas brilhantes quando em floração. Devido ao seu tamanho, é muitas vezes conhecido como um Dudleya gigante de giz.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.