Como Cuidar da Dudleya Greenii?

A Dudleya greenii ou greenei é um suculento que geralmente é encontrado nas Ilhas do Canal da Califórnia. Esta planta é bastante rara e tem um caule espesso junto com folhas grossas, pontiagudas e carnudas que podem medir mais de 10 cm de comprimento.

Estas folhas crescem em rosetas e são geralmente de cor verde e rosa, com o rosa sendo mais proeminente nas bordas das folhas. As flores desta planta são amarelas e tendem a crescer em galhos ou talos que podem medir até 42,5 centímetros de altura.

Como Cuidar da Dudleya Greenii?

Luz

Se o Dudleya greenii está crescendo na área costeira, eles prosperam em áreas ensolaradas ou brilhantes; entretanto, quando crescem no interior, eles preferem a sombra.

Portanto, é melhor cultivar a planta em uma área com sombra parcial, pois a luz solar direta pode danificar a planta. As plantas se dão bem em áreas frias; no entanto, elas não suportam geadas e pouca luz faz com que as folhas se tornem macias e elásticas.

Rega

As plantas Dudleya greenii não requerem muita água e podem prosperar com o mínimo de irrigação. Nos meses de verão, estas plantas estão adormecidas e, portanto, não necessitam de qualquer rega. Você pode começar a regar a planta durante o outono quando as plantas crescem e começam a florescer.

Certifique-se sempre de regar as raízes da planta e não as folhas, pois isso pode danificar a planta. Se as folhas do Dudleya greenii forem maçantes e não brilhantes ou se estiverem encolhendo ou encolhendo, isso significa que precisam ser regadas. Entretanto, a irrigação excessiva da planta pode levar ao apodrecimento das raízes.

Solo

A Dudleya greenii cresce melhor em solo arenoso e bem drenado, porque assim como outros suculentos, ela tem raízes rasas e o alagamento do solo pode causar o apodrecimento das raízes.

A planta é resistente ao sal e, portanto, pode tolerar solos com alto teor de sal. Escolha um solo de cactos pré-embalados de alta qualidade ou uma mistura de solo arenoso especialmente feita para suculentas.

Clima

A planta se dá melhor em temperaturas entre 18ºC e 25ºC. Se você vive em uma área que não recebe muita brisa fresca, então certifique-se de plantar a Dudleya greenii em uma sombra parcial, longe da luz direta do sol.

Fertilizante

Não se deve aplicar nenhum fertilizante ao Dudleya greenii no verão e no inverno. Você pode usar um fertilizante líquido para todos os fins ou um fertilizante solúvel em água para fertilizar a planta na estação de crescimento, ou seja, no outono ou na primavera.

Uma vez aplicado o fertilizante, então você deve regá-lo para que o fertilizante seja melhor absorvido pela planta. Evite espirrar o fertilizante sobre as folhas, pois isso pode dificultar o crescimento da planta.

Replantio

Elas são bastante fáceis de transplantar porque são plantas bastante resistentes e duráveis e podem tolerar um pouco de manipulação.

Entretanto, quando você escolhe um vaso novo ou se você está movendo a planta de um vaso para algum lugar fora, você deve garantir que haja muito espaço para que as raízes da Dudleya se espalhem para fora.

Como propagar o Dudleya greenii

A Dudleya greenii se propaga muito facilmente a partir de estacas e desenvolve raízes muito rapidamente. Para propagar, recolha a planta para propagação na primavera quando a temperatura durante o dia estiver em torno de 21°C e escolha um ramo ou corte que tenha folhagem saudável mas que não tenha botões de flores da planta-mãe. Remova o solo da base do caule da planta e, usando uma faca afiada, corte o talo.

Coloque-a cortando em um local quente e seco, que esteja longe da luz direta do sol e deixe secar por 5-10 dias ou até o final do corte ficar seco e duro e desenvolver uma cor esbranquiçada.

Em seguida, combine 1 parte de terra para cactos e 2 partes de perlita em um recipiente e misture-os bem. Em um recipiente de 10 cm, embale a mistura. Encha 5 cm da mistura com água e pressione-a para baixo para que a umidade seja distribuída.

Faça um furo, que pode encaixar facilmente no talo do Dudleya greenii e empurre o corte para dentro do furo. Em seguida, empurrar a mistura do vaso contra o caule e espalhar uma camada de areia ao redor da base do corte.

Isto ajudará a controlar o teor de umidade e a temperatura. Coloque o vaso em uma área quente e brilhante, longe do sol direto. Quando a planta começar a enraizar, proteja-a da luz direta e do calor, pois isso fará com que as folhas fiquem desidratadas.

Durante todo o processo de enraizamento, regue com água na mistura do vaso, evitando qualquer salpico no caule ou nas folhas e também evite o excesso de água.

Após duas semanas, puxar suavemente a base do caule. Se o corte não se mover, significa que criou raízes. Você pode então transplantar a planta para um vaso permanente ou para seu jardim usando terra para vasos de cactos em 4-6 semanas.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.