Como Cultivar a Furcreia (Furcraea Foetida)?

A Furcraea foetida (furcreia) é uma planta da família Agavacea e agora a família Asparagaceae, vindo do norte da América do Sul e do Caribe.

Entretanto, a Furcreia é cultivada em vários países, incluindo Tailândia, Índia, Austrália, Portugal, e muitos outros. Ela se parece muito com uma planta gigante de Agave variegada que lhe rendeu o nome comum de Agave falsa.

Como Cultivar a Furcreia (Furcraea Foetida)?

Tamanho e crescimento

Esta planta tem folhas grandes e carnudas e pode atingir 1.80 metros de altura com uma largura de cerca de 240 – 300 cm.

Além disso, também tem um número de grandes plantinhas que têm entre 2,5 a 40 cm de comprimento.

Floração e Fragrância

Quando a planta floresce, produz um grande talo de flores em crescimento que atinge até 6 metros de altura.

A planta floresce com flores com um leve odor, crescendo no caule grosso que sai do meio da planta e a cor varia do verde ao branco.

Luz e temperatura

Esta é uma planta que ama a luz e deve ser plantada em uma área onde possa receber muita luz solar.

Quando cultivada ao ar livre, escolha um local que receba muito sol à sombra. Se você estiver plantando-a dentro de casa, certifique-se de que esteja perto de uma janela voltada para o leste ou para o oeste.

Furcraea foetida cresce melhor em ambientes semi-úmidos e pode tolerar temperaturas tão baixas quanto -3° Celsius.

Rega e Fertilizante

O grande sistema radicular desta planta a torna tolerante à seca. Por isso, regue moderadamente durante os verões e a época de floração, mas depois disso, requer apenas uma rega ocasional.

Tenha muito cuidado para não sobreaquecer, pois pode ser muito prejudicial para a planta.

Para alimentar sua Furcraea, use um fertilizante de liberação controlada no início da estação de crescimento ou use uma solução líquida diluída.

Tenha em mente que as plantas mais jovens precisarão de uma menor concentração de nitrogênio em seu fertilizante, enquanto as plantas mais velhas precisarão de uma maior resistência.

Solo e Replantio

Um solo bem drenado é uma necessidade para um crescimento saudável, pois eles geralmente preferem um solo ligeiramente ácido.

Ao replantar sua planta, certifique-se de ter um vaso suficientemente grande para conter esta planta maciça, pois ela pode crescer bastante.

A terra deve estar absolutamente seca antes de você plantar. Assegure-se de tirar qualquer raiz morta e derrubar a terra velha primeiro.

Uma vez transplantado, dê-lhe pelo menos uma semana antes da rega para evitar chances de apodrecimento das raízes.

Poda

A Furcraea é uma planta autossuficiente pois, sob as condições certas, ela não requer muito mimo e é tolerante à seca.

Propagação

Propague a Furcraea foetida utilizando as pequenas plantinhas que aparecem no fundo da planta.

Separe e replante-as em novos recipientes e tenha cuidado com a quantidade de água que você fornece.

Com a luz e as condições de crescimento certas, a planta deve começar a crescer facilmente.

Problemas

Essas plantas são suscetíveis a uma série de pragas, como ácaros, afídeos e cochonilhas.

Os ácaros podem ser difíceis de detectar, mas geralmente são perceptíveis quando as folhas da planta começam a enrolar. Livre-se deles usando sabão inseticida.

Pulgões são pequenos insetos de corpo mole que também podem ser limpos facilmente lavando as folhas ou usando sabão inseticida.

Os cochonilhas são mais difíceis de se livrar. Eles podem ser identificados por sua pequena aparência de algodão na planta. Aplique óleo de neem para controle.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.