Afídeos: O que São e Como Eliminá-los

Você está lidando com uma infestação de afídeos (pulgões) em seu jardim? Estas pequenas pragas vegetais adoram viver e comer nos caules e nas folhas de suas plantas. Há algumas coisas que você pode fazer para se livrar deles.

Se você tiver plantas, é muito provável que em algum momento elas venham a ter pulgões. Mesmo que possam cobrir uma planta, não são muito difíceis de se livrar delas. O segredo é pegá-las cedo.

O que são afídeos?

Os afídeos parecem encontrar seu caminho em cada jardim. Eles são pequenos insetos de corpo mole que se alimentam sugando os líquidos ricos em nutrientes das plantas.

Em grandes números, eles podem enfraquecer significativamente as plantas, prejudicando as flores e os frutos. Os pulgões multiplicam-se rapidamente, por isso é importante controlá-los antes do início da reprodução. Muitas gerações podem ocorrer em uma estação.

A boa notícia é que os afídeos tendem a se mover bastante lentamente e, com cuidado diligente, podem ser controlados.

Identificando os afídeos (pulgões)

Os pulgões são minúsculos, e muitas vezes quase invisíveis a olho nu. Várias espécies podem parecer brancas, pretas, marrons, cinzas, amarelas, verdes claras, ou mesmo cor-de-rosa! Algumas podem ter um revestimento ceroso ou lanoso.

Os afídeos adultos são geralmente sem asas, mas a maioria das espécies pode desenvolver uma forma alada quando as populações ficam lotadas, de modo que quando a qualidade do alimento sofre, os insetos podem viajar para outras plantas, reproduzir-se e iniciar uma nova colônia. Os pulgões geralmente se alimentam em grandes grupos, embora você possa vê-los ocasionalmente individualmente ou em pequenos números.

Enquanto os afídeos em geral se alimentam de uma grande variedade de plantas, diferentes espécies de afídeos podem ser específicas de certas plantas. Por exemplo, algumas espécies incluem pulgões de feijão, pulgões de repolho, pulgões de batata, pulgões de pêssego verde, pulgões de melão e pulgões de maçã lanosa.

Como é o aspecto do pulgão?

  • Procure por folhas com problemas de deformidade e de cor amarela. Não deixe de verificar as partes inferiores das folhas; os pulgões adoram se esconder ali, tirando proveito da seiva. Este “melaço”, um líquido açucarado produzido pelos insetos como resíduo, pode atrair outros insetos, tais como formigas, que reúnem a substância para a alimentação. Quando os afídeos se alimentam de árvores, seu melaço pode cair sobre carros, móveis ao ar livre, entradas de carro, etc.
  • O melaço pode às vezes estimular o crescimento de um fungo chamado fungo fuliginoso, fazendo com que ramos e folhas pareçam pretos.
  • Flores ou frutos podem ficar distorcidos ou deformados devido à alimentação de pulgões.
  • Algumas espécies de pulgões provocam a formação de galinhas nas raízes ou folhas.
  • Os pulgões podem transmitir vírus entre as plantas e também atrair outros insetos que os atacam, tais como joaninhas.

Como se livrar dos afídeos

  • Tente pulverizar plantas infestadas com um forte fluxo de água; às vezes tudo o que os afídeos precisam é um jato para desalojá-los. Normalmente, eles não conseguem encontrar o caminho de volta à mesma planta.
  • O óleo de neem, sabões inseticidas e óleos horticidas são eficazes contra os afídeos, mas estas substâncias precisam entrar em contato com os afídeos para que funcionem. Certifique-se de seguir as instruções de aplicação fornecidas na embalagem.
  • Muitas vezes é possível controlar os pulgões limpando ou borrifando as folhas da planta com uma solução suave de água e algumas gotas de sabão de prato. A água com sabão deve ser reaplicada a cada 2-3 dias durante 2 semanas.
  • Uma variação desta mistura de água e sabão inclui pimenta-de-caiena: Misture 1 litro de água, 1 colher de chá de sabonete líquido e uma pitada de pimenta-de-caiena. Não diluir antes de pulverizar sobre as plantas.
  • A terra diatomácea (DE) é um material orgânico não tóxico que desidrata os pulgões.
  • Advertência: Não aplique DE quando as plantas estiverem em flor, pois isso matará polinizadores como abelhas e borboletas se elas entrarem em contato com ela.

Como Prevenir Pulgões?

  • Para árvores frutíferas ou de sombra, pulverizar óleo de horticultura adormecido para matar os ovos de pulgão que estão sobre o inverno.
  • Insetos benéficos, tais como joaninhas, crisálidas e vespas, se alimentarão de afídeos. Atraia estes insetos para seu jardim, proporcionando um ambiente que apresenta uma variedade de flores e plantas de folhagem, assim como acesso à água. As populações suplementares destes insetos podem ser encomendadas online e devem ajudar a manter as populações de pulgões controladas desde o início.
  • O plantio em companhia pode ajudar a manter os pulgões longe de suas plantas em primeiro lugar, ou a afastá-los das plantas que você realmente deseja cultivar. Por exemplo, o cultivo de pulgões:
  • Os afídeos são repelidos pelo erva-gateira.
  • Os afídeos são especialmente atraídos pela mostarda e pelo nastúrios. Plante-as para atraí-los.
  • Nastúrios estragam o sabor da seiva das árvores frutíferas para pulgões e ajudarão a manter os pulgões longe dos brócolis.
  • O alho e o cebolinha repelem os pulgões quando plantados perto de alface, ervilha e roseiras.

Usando Álcool para Controlar Pulgões

O álcool isopropílico (também chamado de isopropanol ou álcool para esfregar) funciona bem e é fácil de encontrar, mas tenha certeza de que não tem aditivos. O etanol parece funcionar melhor. O álcool geralmente vem em 70% de força nas lojas (ou 95%, se comprada comercialmente). Para fazer uma solução de álcool inseticida, misture partes iguais 70% de álcool e água (ou, se usar 95% de álcool, misture 1 parte de álcool a 1 ½ partes de água).

Você também pode adicionar álcool a uma emulsão de sabão para torná-la mais eficaz. Por exemplo, em um frasco spray, combine 5 xícaras de água, 2 xícaras de álcool isopropílico, e 1 colher de sopa de sabonete líquido.

Estes tipos de soluções NÃO devem ser pulverizados sobre a planta inteira de uma só vez. Pulverize ou limpe apenas as áreas infestadas. Ele só matará os pulgões com os quais entra em contato, portanto, aplicações repetidas podem ser necessárias.

CUIDADO: Ao aplicar um spray de álcool ou sabão, ou uma combinação, sempre teste primeiro em uma pequena área da planta, e aplique de manhã ou à noite, quando o sol não estiver tão intenso. Observe a planta por alguns dias para detectar quaisquer reações adversas antes de aplicar mais. As plantas podem ser sensíveis ao álcool e ao sabão. Além disso, alguns sabonetes têm aditivos que podem danificar as plantas – selecione a forma mais pura.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.