Sedum (Pedreiras): O que é e Cuidados

Se você vive onde há sol e como um jardim cheio de plantas de baixa manutenção, o sedum é para você. É uma suculenta que vem em uma ampla gama de alturas, cores e formas impressionantes.

Eles têm folhas carnudas cerosas e flores que florescem no final do verão até o outono. Além disso, os polinizadores adoram o rico néctar em suas flores!

Os sedums, também conhecidos como pedreiras, são uma das plantas mais resistentes à seca. Portanto, se você não tiver um polegar verde, você ainda pode estar confiante e adicionar estas belezas ao seu jardim e vê-las prosperar.

Esta planta forte pode crescer em qualquer lugar ensolarado. A sedum é frequentemente usada como cobertura do solo ou como uma borda para sua paisagem.

Caso tenha uma queimadura ou raspagem, você pode usar o suco das folhas das suculentas para ajudar na cura. Eles são robustos, fáceis de cuidar, e os polinizadores se juntam a eles.

Ficha técnica da Sedum (Pedreiras)

  • Tipo de planta: perene, anual
  • Família: Sedum – Pedreiras
  • Exposição ao sol: Sol total
  • Rega: baixa
  • Cores: Vermelho, rosa, amarelo, branco
  • Tamanho: 15-60 cm de altura, 30-60 cm de largura
  • Zonas de resistência: 4-9
  • Tipo de solo: giz, areia
  • pH do solo: alcalino, neutro
  • Propagação: corte de hastes ou divisão
  • Toxicidade: não tóxica

Sobre o Sedum

Sedum vem da palavra latina “sedo”, que significa “sentar”. Eles são encontrados na Ásia, Europa, Norte da África, Europa, México e poucos são nativos da América do Norte.

Vá em frente e desfrute dos aglomerados vibrantes e duradouros de flores em forma de estrela. Elas irão deslumbrá-lo da primavera ao outono. Durante o resto do ano, sua folhagem ainda realça o jardim com a cor.

Há dois tipos principais de Sedum.

  • O primeiro é a planta baixa e rastejante, que é frequentemente usado para cobertura do solo ou em cascata ao longo de um muro. Seus caules crescem ao longo do solo formando esteiras de folhagem colorida. Essas esteiras variam de cor do azul ao cobre e mais além.
  • O segundo tipo principal é a planta alta, que tem tufos apertados de flores intrigantes. Estes são bons para bordas e jardins polinizadores. Seus caules crescem de 1 a 3 metros de altura e você vê cachos de flores brilhantes quando eles emergem no verão e no outono. Os dois tipos principais têm centenas de subtipos (tais como a Sedum palmeri), portanto, há uma grande variedade para escolher.

Como Cultivar a Sedum

Plante-os em uma área ensolarada com solo bem drenado e eles quase cuidam de si mesmos.

Os sedimentos são felizes no solo ou em um recipiente. Entretanto, um conselho, plantar na primavera após a última geada, mas antes do calor do verão, é o melhor.

Propagação

Se você tem sedum em seu jardim e quer mais, é fácil. Você pode propagar o sedum de duas maneiras.

  • A primeira maneira é o corte do caule. É simples, apare um pedaço de caule de cerca de 7,5 a 15 cm de uma planta saudável e remova as folhas da metade inferior. Plante a ponta cortada onde você quiser que um novo sedum cresça. Os sedimentos são tão resistentes que muitas vezes radicam mesmo que estejam apenas deitados no topo do solo. Embora, plantá-los dá a eles uma melhor chance de crescimento saudável.
  • A segunda maneira de se propagar é dividindo e replantando. Se suas plantas forem muito grandes, escave cuidadosamente o sedu e seja gentil ao separar as raízes para separá-las em seções. Então, replante as seções assegurando que o topo da raiz esteja nivelado com a linha do solo. Isto aumentará a força de uma nova planta saudável. As seções divididas também serão rápidas para criar raízes. Você pode dividir o sedum alto a cada três ou quatro anos. A propagação é suficientemente simples até mesmo para o jardineiro amador.

Como cuidar do Sedum

Rega

Você se esquece de regar ou precisa de plantas de baixa manutenção? Em caso afirmativo, os sedimentos são as plantas perfeitas para você acrescentar ao seu jardim.

São tolerantes à seca com folhas espessas e suculentas e geralmente só precisam de água extra se houver um período prolongado de ausência de chuva.

Os sedimentos altos crescem mais e mais abundantes quando você os rega semanalmente, mas ainda assim crescerão se não o fizer.

Eles apenas se encherão menos e crescerão em um ritmo mais lento ou até mesmo parecerão espigados. Os sedimentos rastejantes são resilientes em condições super secas.

Portanto, se você não tem certeza se está na hora de regar, erre pelo lado da conservação e espere. A rega em excesso pode prejudicar mais as plantas do que a não rega.

Poda

Se você não gosta de entrar no jardim e podar, há outro motivo para escolher o sedum. Muito pouca ou nenhuma poda é necessária. Se seus sedimentos rastejantes crescerem mais do que você deseja, você pode podá-los de volta conforme a necessidade.

Você também pode podar o topo de seus sedums altos para controlar a altura, mas isso atrasará o início da floração. Tente deixar os caules secos e as flores dos sedums altos durante o outono e o início do inverno, mesmo quando mortos.

Eles ficam fantásticos quando a geada os reveste e isso não vai machucá-los. Uma diretriz geral é a poda, baseada na preferência.

Fertilização

Está cada vez mais fácil. Os sedimentos preferem nenhum fertilizante adicional e crescem bem mesmo em solos pobres em nutrientes.

Na verdade, se o solo for muito rico, isto pode causar um crescimento fraco e espigado. Se seu solo for extremamente pobre, misturar algum composto orgânico nele geralmente será suficiente para seu sedum.

O adubo químico pode esticar e fazer com que as plantas não cresçam. Isto reitera a simplicidade do crescimento de um sedimento.

Solo

Os sedimentos prosperam em solo bem drenado e não gostam de ficar sentados na água. Seus sedimentos rastejantes e altos apodrecerão na água parada.

Eles são mais felizes em leitos elevados, em encostas de encostas, solo arenoso, jardins de pedra, jardins com fendas, recipientes e telhados verdes.

Eles não são exigentes quanto ao tipo de solo. Embora o solo excessivamente rico promova um crescimento espigado e o sedimento alto se torne pesado.

Como estas plantas crescem bem em uma variedade de solos, elas são uma boa escolha para a maioria dos jardineiros em qualquer local seco.

Leve

Quase todas as variedades de sedimentos preferem sol pleno, cerca de seis horas de luz solar direta na maioria dos dias. Eles toleram a sombra, mas não se desenvolverão na sombra excessiva.

Há alguns tipos que gostam de sol, como o sedum ternatum, que é uma planta do bosque que gosta de crescer em cima das rochas.

Os sedimentos interiores precisam ser mantidos perto de uma janela ensolarada ou sob luz artificial. Se você tiver sol, o tempo seco e ensolarado, suas plantas ficarão felizes.

Clima

Em geral, os sedums toleram uma ampla gama de temperaturas, desde abaixo de zero a quente. Embora temperaturas acima de 32 graus Celsius possam queimar suas folhas.

As plantas de sedum também costumam lidar bem com a umidade. Tenha em mente que se você vive em clima úmido, certifique-se de que o solo esteja bem drenado para que a planta não fique na água.

Doenças

Doenças e pragas são raras, mas podem acontecer em sua sedum. Mantenha o solo bem drenado e as plantas suficientemente separadas para evitar a superlotação.

Caso contrário, você poderá encontrar podridão, cochonilhas, ou outros insetos. Caracóis e lesmas também podem chegar a suas plantas ao ar livre, mas você pode controlá-los com facilidade. Os caracóis são resistentes, mas a localização e a densidade precisam ser consideradas quando você os planta.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.