Como Cuidar da Jatropha Curcas (Pinhão-Manso)?

O Jatropha (Jatropha curcas ou pinhão-manso) foi uma vez tocado como a nova planta de biocombustível. A árvore ou arbusto cresce em qualquer tipo de solo a uma taxa rápida, é tóxica e produz combustível adequado para motores diesel.

Sobre o Pinhão-Manso

Pinhão-manso é um arbusto ou árvore perene resistente à seca e fácil de cultivar em locais tropicais a semi-tropicais. A planta vive até 50 anos e pode crescer quase 6 metros de altura. Tem uma raiz axial profunda e grossa que a torna adaptável a solos pobres e secos.

As folhas são ovais, lobadas e caducifólias. No geral, a planta não é particularmente atraente do ponto de vista visual, mas recebe atraentes cymes verdes de flores que se transformam em um fruto tri-compartido com grandes sementes pretas.

Uma parte interessante da informação sobre o pinhão-manso é que ele está listado como uma erva daninha no Brasil, Fiji, Honduras, Índia, Jamaica, Panamá, Porto Rico e Salvador. Isto prova quão adaptável e resistente a planta é, mesmo quando introduzida em uma nova região.

Como Cuidar da Jatropha Curcas (Pinhão-Manso)?

Os usos da Jatropha Curcas são bastante limitados. A maioria das partes da planta é tóxica para comer devido à seiva do látex, mas é usada como um medicamento. É útil no tratamento de mordida de cobra, paralisia, hidropisia e aparentemente alguns cancros.

A planta pode ter tido origem na América Central e do Sul, mas foi introduzida em todo o mundo e floresce selvagem em lugares como Índia, África e Ásia. O principal entre os usos do Jatropha é seu potencial como combustível de queima limpa para substituir os combustíveis fósseis.

O cultivo de plantações em certas áreas tem sido tentado, mas o cultivo de Jatropha curcas em geral tem sido um fracasso desanimador. Isto porque a massa de produção de óleo não pode igualar o uso da terra pelo cultivo do pinhão-manso.

A planta é fácil de cultivar a partir de estacas ou sementes. As estacas resultam em maturidade mais rápida e produção mais rápida de sementes. Ela prefere climas quentes, mas pode sobreviver a uma leve geada.

A raiz axial profunda a torna tolerante à seca, embora o melhor crescimento seja alcançado com rega suplementar ocasionalmente. Ela não tem nenhuma doença ou praga importante em suas regiões naturais.

Pode ser podada, mas as flores e os frutos se formam em crescimento terminal, por isso é melhor esperar até depois da floração. Nenhum outro cuidado com plantas Jatropha é necessário. Esta planta é útil como sebe ou cerca viva, ou apenas como um espécime ornamental isolado.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.