Como Cuidar da Jatrofa (Jatropha Podagrica)?

A jatrofa (jatrophoa Podagrica) é nativa das Américas tropicais e comumente cultivado como uma planta ornamental. A palavra Podagrica significa “pé inchado”, adequado para esta planta de aspecto inchado e suculento.

Ele apresenta um “tronco” inchado que é encimado por várias folhas grandes em forma de figo. Além do caule inchado, ele produz flores vermelhas brilhantes durante todo o ano.

A planta é incrivelmente tóxica e por isso é necessário um cuidado especial ao lidar com esta planta.

Como Cuidar da Jatrofa (Jatropha Podagrica)?

Tamanho e taxa de crescimento

As plantas Jatropha Podagrica podem atingir vários metros de altura. Quando atinge a altura total, o caule inchado se assemelha a um tronco, fazendo com que a planta pareça mais uma árvore pequena com uma coroa esparsa contendo algumas folhas grandes.

Ela é uma planta de crescimento lento, cujo caule que cresce do solo muitas vezes tem vários caules menores brotando do topo que produzem cachos de flores.

À medida que a planta cresce, as porções externas do caule incham e engrossam. A base inchada é onde a planta armazena seu reservatório de água.

Floração e Fragrância

A jatrofa nem sempre floresce, especialmente quando cultivada em ambientes fechados, porque requer condições ideais para encorajar as flores a florescerem, que aparecem em cachos de caules longos. As flores são vermelho coral brilhante e não têm cheiro.

Luz e temperatura

O Jatropha podagrica é recomendado para as zonas de rigidez 8 a 9 do USDA, ou seja, para o crescimento ao ar livre.

Além disso, ela precisa de luz solar e umidade e deve crescer em grandes vasos e reposicioná-la durante todo o ano. No início da primavera, a planta deve receber muita luz solar, mas sem luz solar direta.

Por outro lado, a luz brilhante do sol pode queimar as novas folhas que estão começando a crescer.

No meio da primavera e durante o outono, a jatrofa deve receber mais luz solar. Se possível, coloque-a em uma janela voltada para o sul, onde ela pode receber alguma luz solar direta.

Apesar de poder sobreviver na temperatura média ambiente, ela prefere temperaturas um pouco mais frias durante o inverno. Baixe o termostato até a faixa dos 15 graus Celsius, quando as folhas começam a cair novamente.

Rega e alimentação

A Jatropha Podagrica crescerá com pouca água durante a primavera e o verão, porém espere até que o solo esteja seco ao toque antes de regar.

No inverno, ela pode precisar de água apenas uma vez por mês. Para estimular o crescimento, aplique fertilizante com moderação durante as estações de crescimento ativo da primavera e do verão.

Solo e Replantio

O jatropha cresce melhor em solo de cacto bem drenado. Se não houver solo de cacto disponível, use uma combinação de solo de vaso regular com 25% de pedra-pomes.

Quando os jovens começam a planta em um pequeno vaso e replantam a cada ano, na primavera. À medida que a planta fica mais alta, ela precisa ser transplantada para refrescar a terra ou quando crescer mais do que a terra atual.

Poda

Não é necessário a poda, exceto para remover as folhas mortas conforme necessário.

Como propagar a Jatrofa?

A propagação é feita a partir de sementes ou estacas de caule. Ao propagar a partir da semente, a planta precisa ser polinizada manualmente:

  • Quando as flores começarem a amadurecer, amarrar pequenos sacos de pano sobre as cápsulas
  • Esperar que as vagens das sementes explodam
  • Retirar as sementes dos sacos de pano
  • Semear as sementes em solo úmido, de preferência em uma bandeja de sementes
  • Manter 23° Celsius e luz solar brilhante
  • Continue regando as sementes até que elas brotem.
  • Quando as plântulas atingirem vários centímetros de altura, reponha-as em pequenos vasos de três polegadas.

Replante-as a cada ano em um vaso maior, pois isto aumenta lentamente o tamanho do bulbo.

Ao retirar as estacas do caule, deixe as mudas secarem por alguns dias. Plante em solo úmido e deixe criar raízes antes de colocar em uma janela com sol pleno.

Pragas ou Doenças

Em condições quentes ao ar livre, a planta pode sofrer ataques de ácaros. Para combatê-los, use miticida ao primeiro sinal de uma infestação.

Ademais, as moscas-brancas podem tentar se esconder sob as folhas, logo use um inseticida diluído para tratar o problema. Um pesticida de alta resistência pode prejudicar as folhas da planta.

Autor

  • Jeferson Scholz

    Interessado em diferentes áreas com paixão particular por flores e plantas. Meu objetivo é trazer informações relevantes sobre esse tema, com dicas para deixar seu jardim e decoração floral perfeitos.