Dendrobium: O que é e Cuidados

Um Dendrobium cresce a uma altura e largura de 15 a 120 cm. Durante a época de floração, produz flores abundantes que vêm em amarelo, branco, laranja, verde, marrom, roxo e rosa, trazendo vida aos seus espaços.

Algumas dietas incluem um suplemento a base de Dendrobium. Este artigo lhe fornecerá o melhor guia sobre esse tipo de orquídea.

O que é Dendrobium?

O Dendrobium é uma linda orquídea nativa do sudeste asiático e cresce bem em todos os climas. Naturalmente, eles crescem em terras baixas quentes e úmidas e montanhas de alta altitude com condições mais frias.

Espécies de Orquídea Dendrobium

As espécies de Dendrobium florescem ao longo de seu comprimento, embora algumas produzam flores na parte superior de seus caules, tais como:

Como Cuidar do Dendrobium?

Algumas espécies de Dendrobium, como o Dendrobium nobile, são plantas domésticas iniciantes e lindas.

Entretanto, existem certas condições de cuidado que devem ser mantidas para ajudar estas plantas a crescer e produzir flores saudáveis. Considere aumentar suas orquídeas em pequenos vasos, nos quais as raízes podem estar em forma de cãibras.

Rega

O dendrobium se beneficia muito de um meio de cultivo úmido, mas lembre-se que você não deve mantê-lo encharcado. Estas epífitas não gostam de se sentar em condições úmidas enquanto começarem a amarelar e murchar.

A podridão da raiz é o pior caso que resulta do excesso de água, pois os microorganismos que a causam prosperam em meios constantemente molhados. Você deve mergulhar o dedo no meio para vaso e se ele sair molhado, espere mais alguns dias até que fique mais seco antes de regar novamente.

Durante o verão, a intensidade da luz solar e as temperaturas também estão no seu auge. Isto significa que a perda de água por transpiração e evaporação é aumentada. Além disso, as orquídeas Dendrobium precisam de mais água para crescer e florir.

No inverno, a perda de água é baixa devido às temperaturas mais frias e ao desenvolvimento reduzido das plantas, o que significa que você deve acrescentar mais dias entre as regas.

Ao regar suas belezas, você deve usar água destilada ou da chuva, pois a água da torneira contém produtos químicos como o cloro, que provoca o acúmulo de minerais e sal que queimam as raízes das plantas.

Luz

Essas orquídeas crescem sob a luz solar parcial ou em seus habitats naturais. No entanto, considere colocá-los mais perto das janelas mais brilhantes quando cultivados em ambientes fechados. Janelas voltadas para o sul farão bem para as necessidades de folhagem e floração da espécie Dendrobium.

Evite a exposição direta à luz solar para diminuir a descoloração e o enrugamento da folhagem e queimar as flores bonitas. Uma vez que você note alguns pequenos ramos chamados “keikis” em bengalas jovens e pequenas, eles sinalizam que suas plantas não estão recebendo luz suficiente.

Quando a luz é demasiada, suas folhas vão ficando amarelas gradualmente. Para o cultivo ao ar livre, encontre um local sombreado com bom movimento de ar. A luz do sol é geralmente baixa durante o inverno e as luzes LED são a melhor alternativa para mantê-la em boa saúde.

Algumas espécies de Dendrobium têm folhas grandes que podem atingir de 3 a 10 polegadas de comprimento e uma polegada de largura, o que exige uma exposição mais brilhante à luz para ajudá-las a crescer melhor.

Estas folhas passam de sua cor verde claro brilhante para verde escuro quando a exposição solar à orquídea é baixa.

Solo

O solo típico dos vasos não é o melhor para orquídeas, portanto tente fazer uma mistura única que reproduza seu habitat natural.

Você pode comprar um vaso comercial de fornecedores confiáveis de jardinagem ou criar sua própria mistura usando perlita ou casca de abeto e musgo de turfa.

É preciso garantir que a mistura esteja bem drenada e tenha boas propriedades de aeração para que as raízes não fiquem expostas a umidade excessiva por períodos prolongados.

Quando cultivado ao ar livre, você pode substituir usando a casca como substrato e montar a epífita em uma rolha de árvore ou samambaia para ajudar na aeração.

Tenha em mente que os solos que retêm água ou umidade causam o apodrecimento das raízes e caules, levando consequentemente à perda da vibração do Dendrobium e possivelmente à morte de toda a planta.

Uma boa mistura de Dendrobium funciona bem com um vaso que tem buracos ou qualidades suficientes para perder o excesso de umidade. Além disso, o meio deve permitir que as raízes se expandam para melhorar a absorção de água e nutrientes.

Temperatura

As temperaturas diurnas são as melhores para a manutenção do Dendrobium. Mantenha uma faixa de temperatura de 21 a 29 graus Celsius ao redor da planta durante o dia e em torno de 15 graus Celsius à noite.

Não se preocupe, a planta ainda pode resistir a uma temperatura de 10 graus Celsius, embora a exposição prolongada a tais condições possa ser prejudicial à planta.

Devido a condições mais frias, as orquídeas tomam o inverno como o período de descanso, durante o qual o desenvolvimento é raro.

Durante o inverno, recomendamos que você mude suas orquídeas para dentro de casa ou para um lugar mais quente para proteger sua bela folhagem. Evite temperaturas congelantes que possam causar a explosão de células e matar suas plantas.

Por outro lado, temperaturas mais altas que estão bem acima de 32 graus Celsius queimam as folhas e flores das orquídeas.

Você deve encontrar um equilíbrio entre temperatura e irrigação para evitar a desidratação ou a irrigação excessiva.

Umidade

O Dendrobium se sai bem em níveis de umidade que variam de 50 a 60 por cento. Também sobrevive com uma umidade mínima de 45%, mas o crescimento e a vibração das folhas são limitados sob tais condições.

As orquídeas desenvolvem pontas de folhas marrons quando a umidade é muito baixa. Evite colocar suas plantas perto de janelas e portas com correntes de ar, pois elas afastam a tão necessária umidade.

Se suas orquídeas estiverem sob condições de ar seco, você deve colocar as plantas em bandejas de seixos. À medida que a água neste sistema de seixos evapora, os níveis de umidade no ambiente melhoram.

O agrupamento de suas planta também é útil para aprisionar a umidade que é liberada à medida que elas transpiram. Recomendamos usar um umidificador para aumentar os níveis de umidade, embora este método seja mais caro do que as outras estratégias que discutimos.

Fertilização

O fertilizante é um ingrediente importante na produção de uma planta saudável e brilhante. Para obter os melhores resultados, adubar suas orquídeas uma vez por semana utilizando rações balanceadas de orquídeas durante a estação de crescimento.

Estes fertilizantes contêm magnésio, cálcio e nitrogênio que são essenciais na nutrição de suas lindas orquídeas. Qualquer fertilizante rico em nitrogênio também é útil.

Como podar orquídea dendrobium?

Recomendamos o uso de ferramentas de jardinagem sem bactérias e isso pode ser conseguido através da esterilização do equipamento antes, durante e depois de usá-lo.

O melhor momento para podar é durante a estação de crescimento, pois isso permite que a planta cicatrize e produza novo crescimento a um ritmo mais rápido.

Quando cultivada dentro de casa, o espaço pode ser limitado à medida que sua orquídea amadurece, portanto, poda fora da folhagem bagunçada para mantê-la limpa.

À medida que as orquídeas se desenvolvem, uma única cana vertical é enviada a cada ano. As orquídeas Dendrobium Nobile produzem cerca de 25 a 50 flores que se desbotam no final da estação de floração; portanto, você deve cortá-las das bengalas.

Seria melhor deixar os antigos clubes por cortar, pois eles armazenam água e nutrientes para a manutenção das orquídeas. Ao contrário de outras orquídeas, as chances de rebrota do Dendrobium se tornam muito reduzidas quando os caules velhos são cortados.

Além disso, as canas velhas têm uma chance de florir, bem como de produzir alguns pequenos brotos conhecidos como Keikis. Note que estes são muito úteis, pois podem ser salvos para fins de propagação.

Siga as instruções na embalagem para evitar fertilização inadequada que pode levar ao acúmulo de sal no solo. O excesso de sais tem o risco de queimar as raízes e folhas.

Ao se aproximar do outono da estação de crescimento, corte a fertilização pela metade, pelo menos, na aplicação. Durante o inverno, você não deve fertilizar, pois as plantas estão em repouso devido às temperaturas mais frias.

Como propagar dendrobium

A estação mais eficaz para a propagação é a primavera e o verão.

Deve-se obter tesouras esterilizadas quando se usa o método de divisão. Além disso, certifique-se de ter uma mistura para vasos de orquídeas pronta.

Problemas

O cuidado com orquídeas Dendrobium também inclui a detecção e solução imediata de problemas. Pragas e doenças são os obstáculos mais temidos que os cultivadores encontram. No entanto, é essencial verificar sempre suas plantas para que estes problemas possam ser identificados e retificados mais cedo.

Pestes

Quando se trata de pragas, verifique regularmente as plantas fisicamente e elimine-as antes que elas comecem a causar danos ao seu Dendrobium. As flores da orquídea Dendrobium Nobile são suscetíveis a problemas, portanto, você deve estar atento para preveni-las para que você possa desfrutar da longa presença das flores.

Esteja atento aos cochonilhas, as pragas mais comuns das orquídeas de Dendrobium. Em infestações severas de cochonilhas, considere a pulverização de toda a planta com um pesticida formulado para plantas domésticas.

Misture partes iguais de álcool e água esfregando junto com algumas gotas de sabão de lavar louça. Use um pano limpo mergulhado na mistura para limpar a folhagem.

Estes besouros e larvas que vêm na forma de lagartas se alimentam do tecido verde do Dendrobium e do novo crescimento.

Estas pragas são difíceis de controlar, mas você pode considerar esmagá-las à vista ou pulverizar as plantas com carbaril. É sábio remover seus ovos à mão antes que eles se tornem larvas.

Cuidado com os tripes quando você notar a orquídea Dendrobium desenvolvendo lustres prateados nas folhas e algumas manchas escuras. Estes lustres resultam da superfície das células foliares que estes insetos sugaram.

Além disso, quando você encontrar pequenos insetos amarelos a marrons ou acinzentados em torno de um a dois milímetros de comprimento, comece a tomar medidas contra os tripes. Estes insetos podem multiplicar-se em poucos dias à medida que depositam e chocam ovos nas folhas.

As larvas tornam-se muito ativas e móveis imediatamente. Eles começam a se alimentar dos tecidos da planta e a estender seu alvo para as partes abaixo da mistura do vaso.

Entretanto, os tripes não sobrevivem em condições de alta umidade e clima mais frio. Eles geralmente se tornam ativos no verão quando a umidade é relativamente baixa, e as temperaturas são altas.

Doenças

Embora todas as espécies Dendrobium sejam conhecidas por serem de baixa manutenção, muitas doenças podem afetá-las. A principal causa destes problemas é o fornecimento excessivo de água, portanto, deve-se equilibrar os requisitos de cuidado para evitar uma situação em que o excesso de umidade resulte.

A rotação das raízes emana de deixar suas orquídeas sentadas em condições encharcadas por muito tempo. Quando as raízes começam a apodrecer, a água e a absorção de nutrientes caem, um estado que faz com que suas plantas fiquem desnutridas.

Uma vez que você percebe murcha, folhas amarelas e enrolamento, verifique se as raízes estão apodrecendo. Você deve começar a podar as raízes mortas e parar de regar por algum tempo até que haja sinais de recuperação.

Além disso, certifique-se de que o solo esteja bem drenado e que o vaso tenha excelentes qualidades de drenagem. Observe que em condições de temperatura mais baixa, a perda de água é reduzida, portanto é necessário cortar a rega.

Infelizmente, o apodrecimento severo das raízes e caules não pode ser revertido. Você deve descartar a planta inteira e desistir de reutilizar os meios uma vez infectados sob tais circunstâncias.

Folhas amarelas

O excesso de água ou umidade excessiva ao redor de suas plantas faz com que suas folhas fiquem amarelas. No entanto, é comum que folhas velhas e maduras fiquem amarelas antes de caírem.

Portanto, você deve distinguir cuidadosamente entre o amarelamento causado pelo excesso de umidade e a maturação das folhas.

Uma orquídea Dendrobium também desenvolve manchas antes de se desprender para o inverno. Portanto, você não precisa se preocupar. Basta podar as folhas manchadas para manter a bela aparência de sua planta.

Confira:

Dendrobium fibriatum

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.