Como Cuidar de Orquídeas?

Hoje você vai saber tudo sobre orquídeas, uma flor super especial e cheia de características interessantes. Essa espécie é capaz de enfeitar qualquer jardim e deixá-lo com um tom especial. E devido às diferentes formas, cores e tamanhos que tem, enfeitam também outros ambientes.

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo de informações sobre as orquídeas. Saiba suas principais informações técnicas e científicas, além de conferir dicas para cuidados especiais. E claro, confira ainda os principais cuidados na hora de cultivar essa espécie.

Ficha técnica das orquídeas

Antes de tudo, confira a seguir um panorama com algumas informações técnicas importantes a respeito desta espécie:

  • Nome científico – Orchidaceae;
  • Divisão – Magnoliophyta;
  • Família – Orchidaceae;
  • Ordem – Asparagales;
  • Classe – Liliopsida;
  • Domínio – Eukaryota;
  • Reino – Plantae.

De forma geral, essa espécie de flor se caracteriza por terem duas pétalas, uma no canto superior direito e outra no esquerdo.

Além disso, as orquídeas também possuem três sépalas, no centro, na direita e na esquerda. Para completar, são uma espécie epífita, que cresce sobre outros tipos de planta.

Variedades de Orquídeas

As orquídeas são tão fantásticas que elas existem em uma multiplicidade de espécies. Confira alguns tipos de orquídeas mais comuns:

  1. Orquídea-bambu
  2. Orquídea vanda
  3. Orquídea Cymbidium
  4. Orquídea Olho de boneca

Curiosidades sobre as orquídeas

Existem alguns fatos muito interessantes sobre essa espécie, que muitas pessoas desconhecem:

  • Em primeiro lugar, ela está presente em todo o mundo, menos na Antártida;
  • Seu nome vem do grego Órkhis, que significa testículos e Eidos, que quer dizer forma;
  • Em todo o mundo, o Equador é o país com mais espécies conhecidas de orquídeas;
  • Além disso, embora haja vários tons de orquídeas, ela não existe na cor negra;
  • A orquídea faz parte de uma espécie que também pode se desenvolver na água;
  • O Brasil tem uma espécie de orquídea que pode chegar aos seis metros de altura;
  • Esta é umas das únicas espécies de plantas que não tem utilidade além da ornamental.

Como cuidar das orquídeas?

Agora é hora de conferir algumas dicas e cuidados fundamentais para você cuidar das suas orquídeas de forma adequada.

Luz

Esta é uma espécie de planta que não tolera exposição direta ao sol. Assim sendo, ela precisa receber luz solar de forma indireta ou difusa. Assim sendo, considere colocá-la em locais mais protegidos, que recebam iluminação do sol de maneira controlada.

Solo

Para que essa espécie se desenvolva adequadamente, é preciso contar com um solo que esteja devidamente adubado. Assim sendo, certifique-se de plantá-las em uma terra fértil, com o uso dos substratos corretos. Neste sentido, utilize itens como areia, compostos orgânicos e turfas.

Caso não as plante na terra, adube-as com materiais porosos, como casca de pinus, fibra de coco, carvão picado e estafagno, por exemplo.

Como regar as orquídeas?

Dependendo da região onde você mora, a orquídea precisará da mais ou menos regas. Assim, o ideal é molhar seu solo uma vez a cada dois dias. Mas antes, é interessante fazer um teste para ver se é necessário seguir com as regas.

Para tanto, afunde um palito de madeira na terra onde ela está plantada. Quando tirá-lo, se ele estiver úmido não precisa regar. Mas se estiver seco, é hora de regá-las novamente.

Temperatura

Esta é uma espécie de planta que vive melhor em climas tropicais e mais quentes. Assim sendo, a temperatura correta para o seu desenvolvimento é de aproximadamente 25 graus. Por outro lado, ela aguentará um pouco mais de frio, até a casa dos 10 graus. Abaixo disso, a orquídea dificilmente vai sobreviver.

Umidade

Como há diferentes tipos de orquídea, a questão da umidade pode variar conforme a que você plantar. Mas de forma geral, o mais recomendado é que esta fique entre 55% e 60% no local onde a orquídea estiver. Caso contrário a planta terá mais dificuldade de sobreviver.

Como replantar as orquídeas?

Este não é um processo complicado, mas você precisa observar alguns detalhes para fazê-lo. Em primeiro lugar, o mais importante é escolher um recipiente que possa equilibrar sua umidade, como vasos de barro. Além disso, é preciso colocá-la em uma terra devidamente adubada, com substratos cascas de pinus, carvão vegetal e coxim de coco.

Fertilizante

O melhor fertilizante para utilizar em orquídea é o chamado NPK 20-20-20. Trata-se de um tipo de pó azul, aplicado diretamente sobre a planta. Você também pode colocá-lo por cima do substrato em que estiver plantando-a para acelerar seu desenvolvimento.

Como podar orquídeas?

Para realizar esse processo, você deve ter uma tesoura de poda devidamente esterilizada. Além disso, conte também com luvas de jardim para não machucar suas mãos. Com esses detalhes em mente, a poda deve ser realizada cortando todas as folhas e caules amarelos da planta.

Em seguida, tire-a do vaso para verificar quais raízes estão danificadas e também pode-as. Feito isto, basta recolocá-la onde estava plantada ou transferi-la para outro vaso.

Como propagar orquídeas?

Basicamente, o processo de propagação de orquídeas pode ser feito de duas formas. A primeira delas é por meio de mudas. Neste sentido, você deve escolher partes da planta que estejam devidamente enraizadas e transferi-las para um recipiente onde possam se propagar.

Em segundo lugar, você também pode propagar orquídeas a partir de suas sementes. Neste caso, prepare a terra previamente seguindo as orientações de adubo e substrato descritas acima. Além disso, considere também os cuidados com o sol e a questão das regas.

Quando adubar orquídeas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você não deve adubar as suas orquídeas quando estiverem floridas. Assim, o melhor momento para fazer isto é quando a planta está a recém desenvolvendo suas raízes e flores. Assim, o adubo vai ajudar a fortalecê-la.

Quais são as pragas e doenças em orquídeas mais comuns?

Em se tratando especificamente das orquídeas, a planta tem uma tendência a ser acometida por males específicos. Entre os principais se destacam:

  • Ácaros e pulgões;
  • Fungos diversos;
  • Presença de cochonilhas;
  • Manchas causadas por Botrytis.

Para diminuir e eliminar essas pragas, podas constantes e os cuidados corretos com a orquídea farão toda a diferença.

Dúvidas

Por fim, veja abaixo a resposta para algumas dúvidas comuns relacionadas as orquídeas.

Pode usar enxofre nas orquídeas?

Sim, desde que você faça isso de forma certa. O mais indicado é usar produtos à base de enxofre e não o elemento puro nas orquídeas. Além disso, é preciso prepará-lo dissolvendo esse químico em uma medida de 3 gramas por 1 litro de água. Depois, basta borrifá-lo nas orquídeas.

Pode colocar esterco de vaca em orquídeas?

Também é possível contar com esse elemento para adubar as suas orquídeas. No entanto, o mais importante é diluí-lo o máximo possível em água antes de colocar na terra da planta. E claro, não deixe de utilizar outros elementos de adubação para fortalecer suas raízes.

Pode colocar farinha de osso em orquídeas?

Você pode utilizar esse elemento para adubar suas orquídeas, desde que siga algumas regras. Para isso, é preciso misturar a farinha de osso junto com o húmus que colocará na terra da planta. Uma colher de cada é o suficiente para trazer os resultados esperados.

Pode colocar gelo nas orquídeas?

Por ser uma planta que não suporta baixar temperaturas, não é recomendável colocar gelo nas suas orquídeas. Além de não ter nenhum efeito prático para a rega da planta, ele ainda pode danificar suas raízes, folhas e flores.

Quantas espécies de orquídeas existem no Brasil?

Há milhares de espécies de orquídeas em todo o mundo, e no Brasil essa planta é especialmente abundante. No total, estima-se que haja mais de 2.500 tipos dela em território nacional, tanto nas regiões mais quentes quanto nas de clima tropical.

Onde comprar orquídeas?

Existem diferentes locais e estabelecimentos onde você pode encontrar orquídeas para vender. Neste sentido, lojas especializadas em plantas trabalham com sementes e mudas da espécie. Além disso, você também pode acha-la em estabelecimentos como mercados, exposições e feiras específicas.

Quais orquídeas podem ser plantadas em tronco?

Existem algumas espécies específicas que você pode plantar em troncos para se desenvolverem adequadamente. Neste sentido, a mais comum é a Dendrobium nobile, mais conhecida como olho de boneca e disponível em vários pontos de venda.

Orquídeas são parasitas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as orquídeas não são parasitas. Apesar de algumas espécies se desenvolver em troncos de árvore, elas não sugam sua seiva nem prejudicam a sua existência. Dessa forma, trata-se de uma relação harmônica entre as duas espécies.

Orquídeas são comestíveis?

De forma geral, a grande maioria das espécies de orquídeas não são comestíveis. Essa planta possui alcaloides que a tornam muito amarga para o paladar humano. Uma das únicas exceções a essa regra é a Vanilla, espécie da qual se extrai a baunilha.

Por que as orquídeas apodrecem?

Um dos principais motivos para isso é a falta de cuidado com as suas raízes, sobretudo no que diz respeito a irrigação. As orquídeas tem mais dificuldade de sugar a umidade da terra, e por isso se ela estiver muito molhada pode contribuir para seu apodrecimento. Além disso, caso não estejam em um ambiente arejado e com incidência de luz solar indireta também podem sofrer com esse problema.

Por que as orquídeas atraem muitos pássaros e insetos?

Há basicamente dois motivos principais para isto. O primeiro deles é o fato de que essa espécie exala bastante pólen. Assim, esses animais vão até elas para pegá-lo e levá-lo pelo ar, o que acaba dando a origem a mais orquídeas. Além disso, suas diferentes cores, formatos e odores também se tornam muito atrativos para pássaros e insetos.

Orquídeas são tóxicas para gatos?

Ao contrário de outras plantas, as orquídeas não são tóxicas para gatos. Ou seja, você pode tê-las em sua casa junto com esses bichinhos sem precisar se preocupar. O único risco é que eles podem estragar suas flores. Por isso busque mantê-las em um local protegido dos pets.

Por que as folhas das orquídeas amarelam?

Quando isto acontece, geralmente é um sinal de que algo está errado com a sua planta. As causas mais comuns para esse problema são:

  • Excesso de água em seu solo;
  • Queimaduras de sol;
  • Presença de fungos e bactérias;
  • Envelhecimento;
  • Falta de uma adubagem adequada;
  • Ou ainda, falta de regas adequadas.