Planta Mammillaria: O que é e Cuidados

A planta Mammillaria é o nome do gênero de cactos suculentos nativos principalmente do sudoeste dos Estados Unidos (sul do Novo México e oeste do Texas) e México, com alguns tendo se naturalizado no Caribe.

Existem cerca de 300 espécies de plantas do gênero Mammillaria que são tão parecidas a ponto de serem quase indistintas. Outras variam muito na aparência e nas necessidades de cultivo.

A que estão relacionados os Cactus Mammillaria?

Esse tipo de suculenta é frequentemente confundido com vários outros cactos (por exemplo, Neolloydia, Epithelantha e Coryphantha), fazendo com que até 400 espécies diferentes fossem erroneamente identificadas no passado.

As variedades à venda como plantas domésticas são tipicamente pequenas e crescem perto do solo na natureza. Para reconhecer um verdadeiro Mammillaria, procure por seus tubérculos em forma de espiral e suculento mamilo.

Curiosamente, os espinhos dos verdadeiros cactos Mammillaria estão dispostos de acordo com a sequência de Fibonacci. Isto significa que cada fila de tubérculos é igual em número à soma das duas filas imediatamente acima dele.

Quando você vê os cactos por cima, você deve notar que eles têm uma aparência muito organizada e ordenada.

Curiosidades da Planta Mammillaria

O tamanho e o crescimento variam muito de acordo com a espécie, pois alguns atingem o topo com 2.5 cm de altura, outros a 30 cm.

A floração e a fragrância variam muito de um cacto de pinheiro para outro. Todos crescem em uma formação em forma de coroa ao redor da parte superior da planta.

  • Luz e temperatura: Geralmente falando, estas plantas gostam de temperaturas quentes (10°-29° Celsius) e luz brilhante.

A irrigação e a alimentação devem ser esparsas o ano todo. Durante a primavera, verão e início do outono, regue bem quando o solo estiver quase seco.

Durante o inverno, reduza a rega pela metade. Proporcionar uma alimentação com meia força de um fertilizante de cacto equilibrado no início da primavera e em meados do verão.

  • Terra para vaso e Replantio: O cacto prefere uma mistura bastante rica e bem drenada. Replante com pouca frequência, pois estas plantas se dão bem quando ligeiramente enraizadas.

O preparo é simples: Atente para qualquer sinal de podridão, e corte-o imediatamente se você notar isso. Caso contrário, separe e replante os filhotes quando eles ficarem superlotados.

As várias espécies de cactos são nativas de habitats que vão desde o deserto baixo até ambientes de florestas tropicais e frias.

Planta Mammillaria: O que é e Cuidados

Plantas robustas ao ar livre requerem muito pouco cuidado, ao contrários da criadas dentro de casa.

Quando você mantém um cacto dentro de casa, certifique-se de colocar um local ensolarado em uma sala com uma janela voltada para o sul durante o inverno.

Um local com janela é normalmente um pouco mais fresco do que o resto da sala, e esta temperatura fria durante os meses de inverno é necessária para estimular os mamíferos a florir durante a estação de crescimento.

Na primavera e no verão, varie o local para fornecer ao seu cacto o máximo de luz e calor. Além disso, dar à sua planta umas férias ao ar livre sob a luz direta do sol é uma boa ideia.

Rega

Durante o período de crescimento, deixe secar o solo antes de regar. Com isso em mente, regue bem a planta, permitindo que o excesso de água escorra. Se sua planta tem excesso de água, não deixe de esvaziá-la.

No inverno, corte a irrigação, reduzindo para apenas uma vez por mês e com bastante moderação. Certifique-se de manter sua planta a cerca de 10° Celsius durante o inverno e forneça muita luz indireta.

Fertilizante

Você pode fertilizar sua Mammillaria com um fertilizante de cacto especialmente formulado ou uma solução muito fraca de fertilizante de planta doméstica que é baixa em nitrogênio e alta em potássio e fósforo.

Não fertilize-o em excesso, pois desencorajará a floração.

Solo

Quando você replantar seu cacto, você pode usar terra voltado para para suculenta ou fazer sua própria mistura usando uma combinação de uma parte de mistura de vaso; uma parte de areia e uma parte de argila.

Quando e com que frequência a Mammillaria floresce?

Somente a Mammillaria madura floresce, e quando florescem, elas exibem uma atraente coroa de flores ao redor da parte superior da planta.

Em um ambiente ideal ao ar livre, estas plantas produzem botões durante uma estação de crescimento e depois entram em dormência durante o inverno, na primavera e no início do verão.

Após a primeira chuva de verão, o cacto se abre e as flores duram cerca de sete dias.

As flores podem amadurecer em frutos comestíveis. Algumas são azedas e saborosas, enquanto outras são bastante suaves. Em geral, estes frutos são muito pequenos e é difícil colher o suficiente para fornecer muita nutrição.

Replantio

Você não deve precisar replantar o seu cacto mais de uma vez a cada dois anos, se dando bem com sistemas radiculares lotados, mas precisarão ser replantados se o cacto ficar pesado ou se o pote ficar superlotado com compensações.

Naturalmente, você deve substituir a terra do vaso a cada dois anos porque ela se esgotará e os sais podem se acumular com o tempo.

É melhor replantar no início da estação de crescimento e não regue antes de replantar o cacto, pois é mais fácil tirar o solo seco das raízes, e o vaso em solo seco ajuda a prevenir o risco de apodrecimento das raízes.

Examine cuidadosamente as raízes e corte quaisquer porções que pareçam estar mortas ou podres. Trate as áreas cortadas com um peróxido de hidrogênio ou fungicida.

Coloque a planta em seu novo vaso com orifícios de drenagem, envolva-a com sua mistura de cactos preparada e espalhe as raízes para dar-lhes espaço para crescerem. Não regue de imediato, esperando cerca de uma semana e depois dê à planta uma rega leve para prevenir o apodrecimento das raízes.

Propagação

Estes cactos são fáceis de propagar a partir de sementes ou usando brotos da planta-mãe. Para propagá-los, remova-os cuidadosamente usando uma lâmina muito afiada e estéril.

Coloque os brotos em uma toalha de papel limpa em um ambiente abrigado e arejado por alguns dias, o que permite a formação de um calo sobre o corte ou área onde o filhote foi separado da planta mãe.

Quando um calo se formar, você pode colocar o filhote em seu próprio vaso. Mantenha-o em um local quente e abrigado, com luz solar indireta e brilhante, até que ele crie raízes, podendo levar alguns dias ou algumas semanas. Uma vez que a planta tenha criado raízes, você pode tratá-la exatamente como a planta-mãe madura.

Problemas

A maioria dos problemas com cactos cultivados como plantas domésticas envolve doenças fúngicas ou bacterianas que são causadas pelo excesso de irrigação.

É por isso que é muito importante estabelecer um cronograma de rega parcimonioso e observar cuidadosamente suas plantas para detectar quaisquer sinais de podridão, estes incluindo manchas negras ao redor da base da planta e a carne pastosa.

Além dos problemas causados pelo excesso de irrigação, as pragas comuns de plantas domésticas são às vezes problemáticas. Entre elas estão:

  • Insetos de raízes
  • Fungus Gnats (pequenas moscas pretas)
  • Ácaros-aranha
  • Cochonilhas
  • Inseto-escala

Pode ser muito difícil controlar essas pragas uma vez estabelecidas, pois elas são muito pequenas e se escondem de forma bastante eficaz. Algumas destas pragas têm revestimentos de proteção que dificultam o alcance do inseto real com um pesticida ou tratamento natural.

Para piorar a situação, muitas pragas vegetais comuns desenvolveram resistência aos pesticidas comerciais.

Quais São as Variedades da Mamillaria?

Existem muitos tipos de Mammillaria que florescem livremente e aquelas que estão prontamente disponíveis comercialmente são bastante fáceis de serem cuidadas.

Além disso, muitas espécies de Mammillaria têm nomes muitos descritivos e únicos, baseados em sua aparência.

Autor

  • Jeferson Scholz

    Interessado em diferentes áreas com paixão particular por flores e plantas. Meu objetivo é trazer informações relevantes sobre esse tema, com dicas para deixar seu jardim e decoração floral perfeitos.