Como Cultivar o Philodendron Imbe (Imbé)?

O Philodendron Imbe (imbé) é uma videira trepadeira nativa das florestas tropicais do Sul do Brasil. As folhas grandes e brilhantes desta planta rara do Philodendron são profundamente lobadas e têm um brilho encantador.

Além disso, as folhas podem crescer até 45 cm de comprimento e 30 cm de largura, enquanto o impressionante caule vermelho da planta a torna ainda mais atraente.

O que é Philodendron Imbe?

O Philodendron Imbe é uma planta de crescimento rápido que pode crescer até uma altura de 2,4 a 4,8 m.

A variegata do Philodendron Imbe pode chegar a 3 metros de altura em uma estação de crescimento. O Imbe produz pequenas flores brancas durante todo o ano e pode purificar o ar removendo poluentes como o formaldeído.

Como Cultivar o Philodendron Imbe (Imbé)?

Rega

O Philodendron Imbe, espécie extinta, é relativamente tolerante à seca. A planta prefere o subaquático ao sobreaquático.

Você deve regar o Philodendron Imbe uma vez a cada nove dias durante sua estação de crescimento. No verão, há mais luz solar, portanto a umidade evapora rapidamente e a taxa de transpiração é aumentada devido às altas temperaturas.

Permita que as duas a três polegadas da camada superior do solo sequem antes da próxima rega. Use seu dedo para testar a umidade do solo, enfiando-o na mistura do vaso.

Se o dedo se sentir seco, então é o momento certo para regar novamente. Você também pode usar um medidor de umidade para determinar a quantidade de umidade na mistura do vaso.

No inverno, regue o Philodendron Imbe com pouca frequência, pois o solo permanece úmido por um longo período. Você pode regar seu Philodendron uma vez por mês.

Use água morna e livre de cloro ao irrigar, pois a água fria pode chocar seu Philodendron Imbe ou causar atrofiamento do crescimento.

Luz

Demasiada luz solar pode fazer com que o Philodendron Imbe perca sua cor. Certifique-se de colocar a planta no local certo, pois a luz inadequada também pode fazer com que ele cresça com pernas.

A planta tentará chegar aonde para a luz. Certifique-se de girar seu Philodendron Imbe regularmente para que a luz seja distribuída uniformemente a fim de aumentar o crescimento equilibrado das folhas da planta.

Uma janela voltada para o leste seria melhor, pois fornece luz indireta e brilhante por uma média de seis horas por dia. Você também pode obter uma luz de crescimento se houver pouca luz solar em sua área. A luz de crescimento é eficaz e fácil de usar. Certifique-se de seguir as instruções de como utilizá-la para obter os melhores resultados.

Solo

Use uma mistura de vasos bem drenados e arejados que seja rica em húmus. Você pode fazer seus vasos misturando porções iguais de vermiculita, musgo de turfa e perlita.

Você também pode obter a mistura de vasos comercialmente disponível que é destinada a plantas domésticas. Certifique-se de que o vaso tenha orifícios de drenagem para que o excesso de água possa escoar através deles.

A planta cresce bem em solo ligeiramente ácido a neutro, portanto você deve manter níveis de pH de seis a sete.

Temperatura

O Philodendron Imbe prospera bem em temperaturas quentes que estão entre 12 e 26 graus Celsius.

Estas temperaturas também são favoráveis aos seres humanos, portanto, pode ser fácil identificar se a planta não é confortável. Quando você está sentindo muito calor ou frio, você também sabe que sua planta está sofrendo.

Ele pode tolerar altas temperaturas, mas não é resistente ao frio. Portanto, não o exponha a temperaturas congelantes e correntes de ar frias.

Certifique-se de evitar temperaturas abaixo de 12 graus Celsius, pois elas podem deter o crescimento.

Umidade

O Philodendron Imbe prospera em condições úmidas. Prefere níveis de umidade entre 60 e 80 por cento. A planta não tolera ar seco, portanto, certifique-se de ter um higrômetro digital para testar os níveis de umidade.

Este Philodendron pode sobreviver em ambientes internos com níveis de umidade mais baixos, embora o crescimento e a cor vibrante da planta sejam afetados negativamente.

Se você estiver em lugares que apresentem invernos muito frios e verões quentes, certifique-se de obter um um umidificador para solucionar o problema de umidade mais baixa. Se você não puder usar um umidificador, você pode usar uma bandeja de seixos para aumentar os níveis de umidade.

Você também pode mover seu Imbé para um quarto mais úmido como o banheiro ou a cozinha. O local também deve ser bem iluminado e ventilado.

Você também pode melhorar os níveis de umidade, embora isso resulte em mais trabalho. Você deve embebedar suas belezas pelo menos duas vezes por semana.

Você também pode aumentar os níveis de umidade agrupando as plantas. Quando as plantas transpiram, elas aumentam a quantidade de vapor de água no ar.

Fertilização

O Philodendron Imbe não é um alimentador pesado, mas pode apreciar a fertilização mensal. Adicione um fertilizante solúvel em água que é diluído até a metade da força, uma vez por mês nos meses de primavera e verão.

Além disso, requer mais magnésio e cálcio do que outros nutrientes, de modo que você pode usar um fertilizante bem equilibrado com proporções iguais como 10-10-10 ou 20-20-20. Com este fertilizante, não faltarão nutrientes para sua planta.

Não alimente seu Imbé em demasia. A fertilização excessiva da planta pode ser tentadora para a maioria dos amantes de plantas, pois eles acham que pode levar a um crescimento mais rápido. Infelizmente, um excesso de fertilizante pode resultar no acúmulo de sais que podem queimar as raízes das plantas.

No inverno, não alimente-o, pois a planta estará em seu estágio de dormência, portanto, não há necessidade de suplementos.

Poda

A poda pode ser feita no verão e na primavera para incentivar um crescimento vigoroso. Você deve cortar qualquer haste que exceda seu comprimento desejado.

Você também deve podar o Philodendron Imbe quando houver folhas, flores e caules mortos, descoloridos, danificados ou moribundos. Observe que você não deve podar agressivamente, pois ele pode parecer esparso e nu.

Pode-o na primavera e no verão para que as feridas possam se recuperar rapidamente. Uma ferramenta afiada também deixa um corte limpo que pode cicatrizar rapidamente. Você deve considerar irrigá-lo após a poda para reduzir o estresse.

Certifique-se de que suas ferramentas de poda estejam limpas e afiadas antes de usá-las. Você também deve usar roupas de proteção como luvas para evitar reações à seiva da planta.

Problemas

Seu Philodendron Imbe pode estar livre de pestes e doenças se você exercer os cuidados adequados e uma boa manutenção.

Além disso, esteja atento a pragas e doenças comuns para que você possa tratá-las o mais cedo possível antes que causem qualquer dano grave.

Mancha de Folha

A mancha foliar é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica devido ao excesso de umidade nas folhas da planta. O Philodendron Imbe afetado desenvolverá folhas amarelas ou marrons.

Deve-se evitar molhar as folhas ao irrigá-lo. Se você regar as folhas por engano, use uma toalha de papel para secá-las suavemente.

Isolar a planta infectada e aparar as folhas afetadas antes de tratar a planta. Use bactericidas ou fungicidas para tratar seu Philodendron Imbe. Trate a planta até que ela fique livre da infecção, principalmente por cerca de três semanas.

Apodrecimento das raízes

A podridão das raízes é uma doença comum quando se cuida dele. O excesso de água pode ser a principal causa do apodrecimento das raízes.

Regue-o quando os dois ou três centímetros do solo superficial estiverem secos. Além disso, certifique-se de estar usando o vaso com orifícios de drenagem para que o excesso de água possa escorrer. Use um substrato bem drenado ao plantar o Philodendron Imbe.

Você deve verificar sua planta regularmente para ver se há algum sinal de podridão da raiz. A doença pode causar atrofiamento do crescimento, odor e murchamento.

Com o tempo, a doença pode se espalhar para os caules das plantas. Uma vez suspeito de infecção por podridão radicular, isole sua planta imediatamente e desenraíze-a. Apare as raízes afetadas se algumas forem afetadas, mas se estiver fortemente infectada, descarte a planta inteira.

Use fungicidas para tratar sua planta depois de podar as raízes. Deixe as raízes secarem antes de replantar em um novo vaso e substrato fresco. Se as raízes estiverem muito danificadas, você pode cortar um corte saudável e começar a cultivar uma planta nova e saudável. A prevenção da doença é possível se você seguir os padrões de rega recomendados para o Philodendron Imbe.

Enrolar das Pontas

O excesso de adubação pode causar a formação de crostas ou o acastanhamento das folhas da planta. Uma vez percebidos estes sinais, enxágue o excesso de fertilizante, regando bem a mistura do vaso.

Você também deve reduzir a aplicação de fertilizantes até ter certeza de que existe a necessidade de suplementar os nutrientes da planta novamente.

Queimaduras de Folhas

Se você expuser seu Philodendron Imbe ao sol direto por longos períodos, ele pode sofrer queimaduras de folhas. Este problema pode ser retificado se a condição for observada precocemente.

Você pode colocar a planta em uma posição em que haja luz brilhante e bem acesa. A descoloração da folha é um sinal de queimadura da folha.

Ácaros-aranha

Estas pragas parecem aranhas, mas são tão pequenas que pode ser difícil identificá-las a olho nu. Os ácaros aranha se alimentam da seiva da planta a partir das folhas.

Eles se escondem nas partes inferiores das folhas enquanto se banqueteiam com a seiva da planta. As folhas afetadas podem ficar marrons ou amarelas e eventualmente cair se não forem controladas precocemente.

Se você suspeitar de uma infecção de ácaro, procure por manchas marrons nas folhas. Se você os identificar, saiba que seu Philodendron Imbe está com problemas porque as manchas marrons são os ovos dos ácaros. Imediatamente isole a planta e apare as folhas atacadas.

Use óleo Neem, sabão inseticida ou álcool de friccionar para tratar os ácaros-aranha. Você pode manter seu Philodendron Imbe livre de ácaros de aranha, garantindo que a mistura do vaso não fique seca por muito tempo. Você também deve certificar-se de que o ambiente esteja úmido.

Afídeos

Os pulgões são pestes de corpo mole que também são muito pequenos. Eles também sugam a seiva da planta usando suas partes bucais. As folhas da planta podem ficar amarelas uma vez afetadas e mostrar alguns sinais de murchidão.

Pode-se controlar os afídeos com um jato de água, usando uma mangueira de jardim. Você também pode usar sabão inseticida ou pincelar suavemente com um pano úmido que tenha sido mergulhado em álcool para esfregar.

Cochonilhas

Estas pragas também desenham o suco da planta. Os ácaros de aranha excretam melada durante a alimentação, portanto a substância pegajosa nas folhas é um sinal de sua presença. Estas pragas demoram a se reproduzir. Os cochonilhas demoram cerca de dez semanas para completar seu ciclo de vida até atingirem a maturidade.

Se você identificá-los mais cedo, pode ser fácil controlá-los enquanto ainda são poucos. Quando você perceber que seu Philodendron Imbe é afetado por cochonilhas, coloque-o em quarentena e inicie o tratamento imediatamente.

Os cochonilhas também podem ser encontrados na mistura para vasos, de modo que você pode usar a solução de óleo Neem para tratá-los.

O óleo de Neem pode ser pulverizado sobre a planta, e algum é derramado na mistura do vaso para destruir as cochonilhas. Sabão inseticida, álcool para esfregar e um fluxo de água também podem ser usados para matá-los.

Autor

  • Raí Morgado

    Raí Prado Morgado é estudante de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e poeta. Atualmente é estagiário do Viveiro Florestal da mesma instituição, além de possuir experiência profissional em revistas literárias e do agronegócio. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias do Brasil e em uma da Argentina. Por fim, é entusiasta da jardinagem como prática de melhoria na qualidade de vida e conexão com a natureza, assim como apaixonado pelo cultivo de tagetes, suculentas das mais variadas, e seus tipos de propagação.